Animados ou desanimados?...

Mesmo quando tudo parece estar perdido, nunca desista!...
Ânimo ou desânimo perpassam continuamente o nosso ser. Uma juventude desanimada, sem alma, além de ser trágico é perigoso. Nada é mais precioso do que o sentido da vida; sem ele, nos perdemos e nada construímos.

O mundo e a Igreja precisam de jovens animados, com grandes sonhos a serem concretizados. A falta de horizontes murcha a vida. Uma juventude sem esperança é deprimente!

Como anda nossa juventude: animada ou desanimada? Faça este teste e se dê uma nota de 0 a 10. Muito desanimado: “0”; mais ou menos “5”; muito animado: “10”:
· Facilmente você vai ao encontro dos outros?                           (   )
· Geralmente coloca os outros em primeiro lugar?                     (   )
· Logo que acorda, enfrenta o dia positivamente?                      (   )
· Sente-se bem consigo mesmo e com a sua família?                 (   )
· Quando projeta algo de bom, o realiza logo e com alegria?     (   )

Se ficou acima de 30 pontos, você é uma pessoa animada e positiva; se ficou abaixo desse número, precisa de revitalizar sua existência. Como sair, pois, da apatia e do desãnimo? Como sair da melancolia e do egocentrismo? Jovens sem ideais não têm convicções e são como folha que o vento leva.

A vida coloca continuamente perguntas que exigem respostas. As nossas respostas podem ser positivas ou negativas e ambas deixam seus efeitos. Há jovens que só sabem dar respostas negativas e malencaradas; são uma tristeza e viver ao lado deles é um tormento. Não há nada mais belo do que jovens animados e altruístas!

Ânimo ou desânimo são conseqüências de nossas convicções e comportamentos. Quantas vezes escutamos: “Cansei!... Não tenho mais pique!... Desanimei!... Quando essa crise chega, não avisa. Ela se instala teimosamente na cabeça e derruba o coração.

Conheço vários tipos de crise: a pessoal, a familiar, a pastoral e a religiosa, mas a mais perigosa é a primeira, pois ela contamina todas as outras. Quem está bem consigo mesmo, geralmente está de bem com os outros e também com Deus. “Os que confiam em Javé se revigoram e criam asas como águias, correm sem cansaço e caminham sem fadiga” (Is 40, 35). Nosso agir depende muito daquilo que acreditamos!

É normal ter crises, mas é perigoso tomar decisões importantes e condicionados por elas. A crise bem elaborada ensina muito e nos torna mais profundos e gratuitos; descompassada, gera atitudes melancólicas e destruidoras.

Pensamentos evangélicos se traduzem em comportamentos éticos. A contrária, por desgraça, também é verdadeira. A injustiça institucionalizada, a falta de solidariedade, a corrupção em todas as suas formas evidenciam o tipo de pensamento dominante. Os pensamentos que temos geram um diálogo interior positivo ou negativo... O diálogo interior negativo não faz pessoas desanimadas e vigor. O mundo precisa de pessoas sadias e sonhadoras.

Mas, como ser positivos num mundo doente e caótico? positivos, mas não esqueça: quanto mais radical a opção, tanto maior deve ser a convicção!

Um jovem “desanimado”, sem alma, é como uma casa sem crianças; uma Igreja sem jovens não tem futuro.

Juventude é sinônimo de “en-tu-siasmo”, isto é, de estar cheio de Deus. Jovens apaixonados por Deus e pelo seu Reino. Uma pessoa apaixonada é uma pessoa descentrada, que vive totalmente para os outros.

Mesmo quando tudo parece estar perdido, nunca desista de ser melhor!

Uma pergunta: Você é animado ou desanimado?

6 comentários:

  1. Apesar de não ser jovem(na idade)vejo-me como uma pessoa animada;acredito nas pessoas que, cientes do amor de Deus,são capazes de se colocar a serviço do Reino com alegria e liberdade,abertas ao dar e tbm ao receber.Hoje eu vivo a experiência da partilha do amor que gera esperança ,gradidão,consolo e...ânimo.Vamos lá, a hora é essa.

    ResponderExcluir
  2. Não tenho mais animo na minha vida,tenho 38 anos.

    ResponderExcluir
  3. Belíssima reflexão... me considero animado!!!
    Muito a ver com o texto que coloquei no meu blog!!!

    ResponderExcluir
  4. Graças a Deus estou retomando a caminhada. Firme e forte. Momentos de altos e baixos vêm. Mas Deus está do nosso lado.

    ResponderExcluir
  5. "Conheço vários tipos de crise: a pessoal, a familiar, a pastoral e a religiosa, mas a mais perigosa é a primeira, pois ela contamina todas as outras. Quem está bem consigo mesmo, geralmente está de bem com os outros e também com Deus. “Os que confiam em Javé se revigoram e criam asas como águias, correm sem cansaço e caminham sem fadiga” (Is 40, 35). Nosso agir depende muito daquilo que acreditamos! "

    Acredito que Deus pode influenciar nesse estado de crise, pois por muito tempo me enganei sem perceber que os afetos desordenados davam o tom da minha vida. Então, para ordenar foi preciso desorganizar, mexer e perceber a bagunça causou uma crise pessoal por causa do tempo q se passou sem viver. Mas o Mesmo que causou a "bagunça" conforta, guia e CURA. Deus me guia, cuida... Sou um "ex cego" curado... aprendendo a "andar e contemplar" o que antes só "ouvia"... eu tenho 27 anos. #fcD

    ResponderExcluir
  6. Ramon,que reflexão...adorei.Quando penso em você lembro lá do Uirapuru...Fortaleza Ceará,cheio de sonhos e projetos e um amor incondicional ao nosso Mestre.Envelhecemos em idade,mais o nosso ser pessoa continua vibrando cheio de esperança como uma casa cheia de crianças dando vida ao nosso interior que não tem idade.Parabéns pelo seu modo de se expressar...continue a nos encher desta alegria e ânimo
    Um abraço de Ir.Dulce

    ResponderExcluir