Nossas Crises, novas oportunidades...

Eu sei em quem confiei!...
Tememos as crises e fugimos delas com pavor. Mas, o que é crise? É um sentimento interior que nos deixa distantes de tudo e ao mesmo tempo vulneráveis. Contudo, ela não é permanente, mas passageira e pode durar no máximo até 6 meses. Se continuar, vira neurose.
Toda crise é deflagrada por algo externo, por situações de perda ou desamor e nos chama para dentro de nós mesmos. Toda crise é um convite, uma passagem para experimentar a vida de outra forma, numa nova fase. Os conflitos internos experimentados geram, uma vez elaborados, novo crescimento.
Jesus, o absolutamente livre, põe o mundo em crise! Sua postura e atuação desencadeiam no seu povo uma crise que rompe com a “norma-lidade doentia” das pessoas. E como a crise, Ele é imprevisível e desconcertante. Toda crise é um convite a maior liberdade interior!
Com o tempo, todos tendemos à acomodação e à rotina: “para quê e por quê mudar?...” Habituados a ver a realidade a partir de uma determinada forma, nâo nos abrimos a outras percepções, sempre novas e desconhecidas.
A crise que Jesus introduz visa redimir o ser humano tirando-o do seu horizonte limitado e fazê-lo livre. A liberdade dá sempre medo! Jesus proclamou o Reino de Deus e isso gerou no coração dos ouvintes uma crise radical: pró ou contra Ele; livres ou aprisionados.
Jesus provoca nossa maior crise, pois nos quer livres e desinstalados. Ele não foi simplesmente o doce e manso carpinteiro de Nazaré, mas alguém que tomou decisões fortes e fez propostas exigentes. Seus próprios parentes e familiares não o entenderam e ficaram em crise.
Jesus experimentou também a rejeição dos dirigentes religiosos, pois fechados em idéias antigas e preconcebidas, resistiram a se abrir à novidade livre de sua mensagem e da sua pessoa. Acostumados a ouvir sempre o mesmo, rejeitaram a novidade do Reino e ficaram nas posições e comportamentos de sempre!  
Não há nada mais banal e insignificante do que vidas acomodadas, sem horizontes e esperanças. Pessoas acomodadas e medrosas não são capazes de deixar tudo e segui-Lo.
Ser "normal" é não se deixar impactar; é usar máscaras e não se arriscar nem se admirar diante dos acontecimentos e encontros cotidianos. Por medo do desconhecido nos fechamos no conhecido; por não viver a partir do interior, deixamos de ter horizontes e assim não nos humanizamos.
A crise que tanto tememos é a oportunidade para crescer e sermos mais humanos e melhores discípulos de Jesus. Em uma cabeça com medos não há espaço para sonhos, nem para o Evangelho!
Ninguém busca a crise; ela surge de repente e quando chega não adianta negá-la, mas aceitá-la e aprender com ela ensinamentos novos.  O melhor remédio nas crises é a confiança inabalável em Deus!
São Dimas, aquele que foi crucificado junto com Jesus, é o santo padroeiro dos que estão em crise: Senhor, lembra-te de mim, quando estiveres no teu Reino! Ele foi amado na sua miséria e por isso foi salvo!
Uma pergunta: Você faz das suas crises novas oportunidades de crescimento pessoal?




5 comentários:

  1. "Ninguém busca a crise; ela surge de repente e quando chega não adianta negá-la, mas aceitá-la e aprender com ela ensinamentos novos."

    acredito que para se aprender com a crise é necessário ter um norte... não digo uma forma para se forçar a caber, mas um objetivo pessoal a que se quer chegar. As vezes, percebo que é fácil se perder em um momento de crise por não saber aonde se quer chegar ou sonha chegar, por exemplo, "quero ser feliz" ou "quero superar isso ou aquilo"... Cristo é a direção, O Norte... é o Caminho, a Verdade e a Vida... como se abrir a alguém deformado pelos "catequistas"?
    Meu apelo é "Necessitamos" de uma nova evangelização Magis real, Magis transcendente, até mesmo Magis humana(por que não?).
    eis me aqui Senhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc. Temos que primeiro saber locaLIZAR ONDE ESTÁ cRISTO, PARA SENTIR ESTA PRESENÇPA QUE E´aMOR.
      aTRAVÉS DO DIÁLOGO COTIDIANO IREMOS EXPERIENCIAR ESTE AMOR, QUE IRÁ TRANSFORMANDO TODO NOSSO MUNDO INTERIOR. sEM DÚVIDA ESTE SERÁ O PRIMEIRO PASSO,.

      Excluir
  2. Dias atras o lider cristao latino americano Osvaldo Paya faleceu. Seu acidente suscita conjeturas, por ocorrer num querido pai's sob ditadura.

    Seus amigos, sua esposa e seu tres filhos clamam por justic,a. Para muitos o fim violento de sua vida pautada pela resistencia paci'fica era uma possibilidade terrivel, mas provavel.

    Ela teimou como Gandhy e MLK. Viveu para a paz Christa~ e partiu seguramente fekuz ao legar um exemplo de amor sem qualquer medo, mesmo doa poderosos.

    ResponderExcluir
  3. CRISE É SINAL DE VIDA!.... É UM CONVITE URGENTE PARA SAIR DA ACOMODAÇÃO, A ULTRAPASSAR OS PRÓPRIOS HORIZONTES E A BUSCAR DENTRO DE SI MESMO UM SAÍDA... É TEMPO DE SE DEIXAR ENCONTRAR POR DEUS E REPETIR O PEDIDO DOS DISCÍPULOS DE EMAÚS; FICA CONOSCO SENHOR!

    ResponderExcluir
  4. Crise é inevitável, é vida! Nessas horas o mais importante é a nossa força interior, é a nossa fé que não pode se deixar abalar. Lógico que o desânimo surge, mas não pode prevalecer. Crise "não é permanente, mas passageira e pode durar no máximo até 6 meses".

    ResponderExcluir