Setembro, mês da Bíblia...

Discípulos e Missionários a partir do Evangelho de Marcos...
O Mês da Bíblia surgiu em 1971, como iniciativa da Arquidiocese de Belo Horizonte e em 1985 a CNBB o estendeu a todas as Dioceses. Desde então, a Palavra se aproximou do nosso povo e o povo católico da Palavra de Deus.

O livro deste Mês da Bíblia é o Evangelho mais antigo, o de Marcos. O tema: Discípulos e missionários a partir do Evangelho de Marcos seguindo Jesus. O lema: Coragem! Levanta-te! Ele te chama (Mc 10,49). Levanta-te, para assumir a missão que Deus lhe confia! 


Existe uma diferença entre a Palavra de Deus escrita e a Palavra de Deus revelada, imperativo pessoal de Deus para cada um. Telechea, no seu precioso livro Inácio de Loyola, sozinho e a pé, tem um frase paradigmática: Ele (Inácio de Loyla) é um perpétuo e sensivel ouvinte da Palavra de Deus, de uma palavra interior, rubricada pela alegria e pela paz, muito mais do que pela Palavra material (exterior!) da Bíblia... Sem esta escuta interior a Palavra de Deus na Bíblia fica oca e vazia, e não se concretiza. 


Quando acolhemos esta Palavra interior como Boa Nova e a concretizamos, surge logo o conflito... Mas, não tenhas medo! Desse encontro e desencontros nos topamos com o mistério da Cruz, convidando-nos sempre a pôr a nossa fé e esperança no Senhor da Vida; no Senhor e não nas coisas ou pessoas que o rodeiam...


No horizonte, pois, dos 50 anos do Concílio Vaticano II e às portas do Ano da Fé (11/OUT/2012-24/NOV/2013) aproximemo-nos confiantes da Palavra de Deus para que, como discípulos e missionários  possamos sempre amar e servir. 


Uma pergunta:  Somos ouvintes ou apenas leitores da Palavra de Deus?  

2 comentários:

  1. " A bíblia é a palavra de Deus revelada no meio do povo. Que cresceu, cresceu e nos transformou, ensinando-nos viver num mundo novo."

    ResponderExcluir
  2. "Senhor, a quem iremos? Só tu tens palavras de vida eterna!"

    ResponderExcluir