Carta de Paulo aos cristãos do século XXI...

Deus é amor...
O cristão tem no peito e nas mãos um Amor capaz de se indignar, mas que ‘não perde a ternura jamais’.
Se eu aprender inglês, espanhol, alemão ou qualquer outro idioma, mas não souber me comunicar com as pessoas, de nada vale tanto conhecimento.
Se tiver a maior nota no Enem, for aprovado no vestibular; se concluir com brilho a universidade, for diplomado e frequentar cursos e mais cursos de aperfeiçoamento, pós-graduação, mestrado e doutorado, mas viver distante dos problemas do povo, tanto conhecimento acumulado não passará de inútil erudição.
Se moro numa grande cidade, frequento shoppings e outros pontos da moda, mas desconheço ou sou indiferente ao sofrimento dos que moram na periferia ou pelas ruas... Se, nas férias, a única coisa que me importa são projetos e programas de viagens fantásticas, dentro e fora do país, sem considerar a realidade dos que não podem nem mesmo sonhar, não sou um cristão verdadeiro...
Se passo meus fins de semana em festas, barzinhos e outros programas com minha turma, gastando, às vezes, numa noite, o equivalente ao salário de um trabalhador... Se aproveito a vida sem ver a fome, o desemprego, o analfabetismo e a falta de recursos dos que estão tão próximos a mim... Se não escuto o grito abafado que vem do menino de rua, do mendigo, do catador de papel, do aposentado e dos carentes nas filas do SUS, nas enfermarias dos hospitais, nas periferias da vida, eu não posso me considerar irmão de ninguém.
Se moro numa casa ou apartamento espaçoso e confortável, se estudo no melhor colégio, se uso a roupa e o tênis mais transados, mas não percebo que, também por causa da minha omissão, existem os que dormem sob marquises e viadutos, os que andam de pé no chão, os que se cobrem com trapos sujos, sou apenas um belo manequim, vazio e colorido, nas vitrines da vida...
Desculpem se pareço duro e radical, mas o cristão não pode fugir aos desafios do seu tempo. Não fica de braços cruzados de boca fechada e cabeça vazia, com o coração anestesiado e insensível a tudo que o rodeia.
Não engole a injustiça, não acha ‘normal’ que haja desigualdades tão gritantes e absurdas em nosso mundo. O cristão tem no peito e nas mãos um Amor capaz de se indignar, mas que ‘não perde a ternura jamais’.
O cristão não prega o ódio. Não há lugar para ódio no coração de um cristão. Ele não se desespera nem desanima diante das dificuldades e fracassos, pois sabe que para sustentá-lo existem a Fé, a Esperança e o Amor. E é com o Amor, a única arma verdadeiramente revolucionária, pois muda as coisas em profundidade, que o cristão vai à luta para construir um mundo mais justo e fraterno, tal como Deus sonhou desde sempre.
O Amor não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade...O Amor tudo desculpa... Sem anotar nada ‘no caderninho’ para cobrar depois... O Amor tudo crê... O Amor tudo espera... O Amor tudo suporta..., porque sabe que o insuportável mesmo é viver sem Amor.
O Amor jamais passará... pois o que É não passa. O tempo do Amor é Sempre!
Um dia, o que não É, vai encontrar seu termo; profecias, conhecimento, a ciência da qual nos orgulhamos tanto, tudo desaparecerá. Mas em nós há, plantada, uma semente de eternidade. Quem plantou foi o Amor. E só o Amor é capaz de preencher todos os espaços, superar todos os limites, abrir todas as possibilidades.
Em nós mora o amor, o desejo de amar, pois nós somos imagem e semelhança do Amor que nos criou. Quando tudo se perder nas brumas do tempo e da história, permanecerão a Fé, a Esperança e o Amor. Mas o que pode mudar tudo, a começar do coração, é o amor. E o amor é a partilha do Ser e do Ter.                (Prof. Eduardo Machado. Jornal de Opinião. Ed. 1198)
Uma Pergunta: Concorda com o autor?

6 comentários:

  1. Ótimo texto! Convidei os meus amigos para ler e refletir...

    ResponderExcluir
  2. "Se tiver a maior nota no Enem, for aprovado no vestibular; se concluir com brilho a universidade, for diplomado e frequentar cursos e mais cursos de aperfeiçoamento, pós-graduação, mestrado e doutorado, mas viver distante dos problemas do povo, tanto conhecimento acumulado não passará de inútil erudição"

    Trindade Santa, nos guie nesse momento, que esse projeto seja para teu maior Louvor e que seu amor chegue não só na forma de bens materiais e que esse Amor se estenda não só a quem recebe mas a quem doa tambem. Que nas proximas reuniões o Senhor esteja presente.

    ResponderExcluir
  3. O cristão não pode fugir aos desafios do seu tempo. Não fica de braços cruzados de boca fechada e cabeça vazia, com o coração anestesiado e insensível a tudo que o rodeia...

    ResponderExcluir
  4. Amigo e irmão Ramon. Saudades.
    Lembro-me de uma conversa entre nós, em Vila Fátima, muitos e muitos anos atrás, em que eu lhe disse que a única experiência na qual o ser humano pode se permitir ser radical é o amor.
    Aprendi isso com Santo Inácio e vc.
    Um grande a fraterno abraço.
    Eduardo

    ResponderExcluir
  5. Lindo ! uma perfeita analogia das realidades de hoje com o capitulo 13 da 1ª cor.

    ResponderExcluir