Entre tapas e beijos...

Mãos dadas, corações unidos?...
Querida amiga: Paz!
Seu email traz uma situação bem reveladora da grande dificuldade que temos, em conviver e aceitar o outro nas suas diferenças. Arraigados ao nosso modo de refletir, sentir e agir no mundo, definimo-nos como senhores da razão e daí às incompreensões.


Você me diz amar demais seu marido, mas por motivos fúteis acabaram entrando em conflito e essa briga terminou em agressão física.

Pergunta-me então: O que fazer numa situação assim? A resposta é simples e ao mesmo tempo profunda e passará obrigatoriamente pelo perdão. Somente perdoando poderá haver a verdadeira reconciliação entre vocês...

Sobre o perdão gostaria de trazer para a sua reflexão cinco pontos que creio poderão ajudar vocês, mais do que a superar o problema, a tomarem cuidado com eventuais recaídas no futuro.

1. Perdoar não é esquecer. Esquecimento pode se configurar em várias coisas: como fuga ou doença. Quando alguém se mostra por demais esquecido sugerimos visitar o médico... Perdoar é lembrar com Amor. Por isto, no Senhor Jesus Ressuscitado as chagas permanecem; elas estão cicatrizadas e já não doem mais.

2. Perdoar pressupõe um novo pacto. Isto quer dizer: vocês precisam conversar, escutar mais com o coração e não apenas com os ouvidos, e isso um ao outro. Recontratar a relação a partir do que tenha acontecido. Esta será uma bonita hora para se perdoarem mutuamente. Caso sintam que ainda há mágoa e dor e que a ferida não está ainda suficientemente cicatrizada é melhor esperar um pouco, antes de dialogarem.

No perdão pode acontecer que um dos dois seja chamado a dar mais passos que o outro. Com certeza, será preciso ceder para que os dois – o casal – ganhem.

3. Perdoar é ver a partir do futuro. Olhem para adiante, imaginem-se velhos e mirando o vosso passado, rindo da briga que agora tiveram. Você mesma diz dos “motivos fúteis”. Muitas vezes podemos estar nos apegando a pequenos detalhes na relação. Há coisas que com o tempo veremos que foram insignificantes...

4. Perdoar é trazer Deus para junto de vocês. O perdão é algo divino. Nele o Senhor sempre se faz presente. Por isto busquem na Santíssima Trindade, comunidade perfeita, o apoio para este gesto tão importante na caminhada de vocês, enquanto casal. Farão isto rezando. Sim, rezem mais. Rezem um pelo outro. Rezem um com o outro. Busquem orar também em comunidade. Peçam a Deus a coragem e a força para perdoar.

5. Perdoar é reconciliar. Além do perdão haverá um novo passo, pois a reconciliação carrega o significado de uma nova construção, reforçando ainda mais os alicerces abalados pelo terremoto da crise. Busquem viver mais profundamente o Amor de vocês nesse gesto da reconciliação. Amor significa respeito e a violência é algo que mina profundamente o cuidado respeitoso devido um ao outro
.

Daqui sigo rezando para que muito em breve tenham superado esta crise e estejam vivendo novamente sob as bênçãos do afeto e do carinho, ou seja, de Deus.

Meu abraço fraterno,
                                    Fernando Cyrino

Uma pergunta: Um casal unido depende de quê?

Um comentário: