O Guernica...

Podemos ter alguma liberdade, pois toda liberdade ninguém tem!
O 'Guernica' é o quadro mais famoso de Pablo Picasso (1881-1973), gênio da pintura contemporânea, exposto no Museu Rainha Sofia/Madri. O 'Guernica' é um grito contra o horror e a barbárie da guerra, de qualquer guerra e de todas as guerras. É um NÃO rotundo à violência que faz sofrer aos humanos...

As pessoas perguntam: E o que significa aquele touro?... E o relincho do cavalo?...  E a mãe com o filho morto?... O que significam a pomba, a janela em chamas, a lâmpada no centro e os restos do guerreiro?…

Há muitas leituras e cada um pode expressar a sua…

A história do 'Guernica' começa em JAN/1937, quando o Governo da República espanhola pediu a Picasso um quadro de 3,50 x 7,82 metros, para o pavilhão espanhol da Exposição Universal de Paris. Mas, no dia 26/ABR, a pequena localidade vasca de Gernika foi bombardeada e devastada pela Legião Condor, alemã. Picasso tem, pois, o tema para a sua obra: o horror da guerra!

A obra é, pois, um grito contra a barbárie humana! 

Picasso expressou seu desejo de que o quadro não viesse a Espanha no tempo da ditadura de Franco, até a restauração plena da democracia. Isso aconteceu quarenta anos depois!

Um recibo de 150.000 francos serviu para demonstrar que o governo espanhol, já democrático, era o proprietário do quadro e exigia sua devolução. No dia 10/SET/1981, o 'Guernica' chegava ao aeroporto de Madri-Barajas.

Contemple, consternado, a pintura e sejamos sempre fautores de PAZ!

Uma pergunta: E para você o que significam o touro, o cavalo, a pomba, a lâmpada?…

0 comments:

Postar um comentário