A arte de ficar juntos... (Anônimo)


Conta à lenda dos índios Sioux que certa vez Touro Bravo e Nuvem Azul chegaram de mãos dadas à tenda do velho feiticeiro dizendo:
- Nós nos amamos e vamos nos casar. Mas queremos um conselho que nos garanta ficar sempre juntos, que nos assegure um estar ao lado do outro até a morte. O que podemos fazer? 

E o velho emocionado ao vê-los tão apaixonados disse: 
- Há o que possa ser feito, ainda que seja tarefa difícil. Tu Nuvem Azul deves escalar o monte e ao norte da aldeia, apenas com uma rede, caçar o falcão mais vigoroso e trazê-lo aqui, com vida, até o terceiro dia depois da lua cheia. E tu Touro Bravo deves escalar a Montanha do Trono; lá em cima, encontrarás a mais brava de todas as águias. Somente com uma rede deverá apanhá-la trazendo-a  viva para mim...

Os jovens se abraçaram com ternura e logo partiram para cumprir a missão. 

No dia estabelecido, na frente da tenda do feiticeiro, os dois esperavam com as aves. O velho tirou-as dos sacos e constatou que eram excelentes exemplares das aves pedidas. 

- O que faremos? Os jovens perguntaram. 
- Peguem as aves e amarrem uma na outra pelos pés com fitas de couro. Quando estiverem amarradas soltem para que voem livres

Eles fizeram o que lhes fora ordenado e soltaram as aves... 
A águia e o falcão tentaram voar, mas não foram muito longe; logo caíram e apenas conseguiam saltar pelo terreno. Minutos depois irritados pela impossibilidade do vôo, as aves arremessaram-se uma contra a outra, brigando até se machucar. 

Então o velho disse: 
- Jamais esqueçam o que estão vendo. Vocês são como águia e o falcão... Se estiverem amarrados um ao outro, ainda que por amor, não só viverão se arranhando como também, cedo ou tarde começarão a machucar um ao outro. Se quiserem que o amor entre vocês perdure, voem juntos, mas jamais amarrados... 
Somente livres as pessoas são capazes de amar!

Uma pergunta: Seu jeito de amar deixa livre o outro?

8 comentários:

  1. Gostei do texto de hoje "somente livres as pessoas são capazes de amar"...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Pe. Ramón,quando li esta mensagem fiquei muito emocionada...

    ResponderExcluir
  3. "Se quiserem que o amor entre vocês perdure, voem juntos, mas jamais amarrados...
    Somente livres as pessoas são capazes de amar!"

    Eu quero...

    ResponderExcluir
  4. Grande verdade! Somente ama quem deixa o outro livre. Se nao existe liberdade, é apego afeto desordenado.

    ResponderExcluir
  5. Muito linda essa lenda !!!! tenho 33 anos de casada e vivo assim tb, pois não nasce pra ficar amarrada , mas conviver e respeitar pois somos diferentes!!!! amei!!!!! é como se fosse uma parabola!!!! fica mais facil de intender!!!!! valeu!!!

    ResponderExcluir