A crise mundial...

É um tsunami que arrolha pessoas e famílias inteiras!...
 
Não sou profeta nem filho de profeta, mas a situação econômica mundial vai piorar. Faz tempo que vemos diversas nações ficarem a borde de uma crise de nervos. Nações do primeiro mundo que viviam numa sociedade do bem-estar, entraram em crise profunda, não só econômica, mas também cultural e moral.

Quem poderia predizer que países como Islândia, Irlanda, Portugal, Grécia, Espanha e agora Itália pudessem estar na recessão! Para onde vamos?

Pergunto-me se esta crise econômica não é sinal de uma outra, muito maior e pior, que faz tempo já se apoderou dessas nações de antiga tradição cristã. Ignorando Deus, a pessoa humana fica sobrando; o sistema laico institucionalizado baniu sistematicamente o religioso do seu calendário, pois todos se deixaram seduzir pelo deus dinheiro. E, agora, vemos que o dinheiro está escasso e não chega a todos!

Nossa cultura ocidental marcada pelo efêmero e descartável, cavou cisternas fendidas incapazes de saciar a sede humana. O individualismo acabou com valores seculares! Para alguns ser solidário ficou como algo medieval!  

Pergunto-me se esta crise, que deve se agravar em 2013, e o choque de civilizações que se aproxima não são um chamado para buscar juntos um outro tipo de sociedade… Precisamos de um revertério, onde o dinheiro não seja o mais importante. A política deve dialogar com a religião, e economia com as culturas e justiça social com a ética... A solução está no diálogo e não na exclusão de grupos e valores.  O capitalismo, como outrora o comunismo, entrou em crise.Vislumbramos novas formas de viver e conviver?

Os problemas presentes desafiam nossa criatividade. Certamente o mundo que temos não é o que queremos, pois exclui muitas pessoas dos benesses sociais. A crise econômica atual faz brotar o desejo de um outro tipo de sociedade.

Uma pergunta: o que Deus está querendo nos dizer com esta crise mundial?

2 comentários:

  1. É tempo de reflexão profunda, e não simplesmente sair de nosso círculo querendo chegar mais próximos de Deus(?)embora termos o livre arbítrio em escolhas,como um grupo de pessoas de nossa cidade(Franca)talvez comprem passagem para fazer um tour no espaço,ficando nos próximos dias longe de nossa terra(?).Não seria melhor fincar os pés em terra firme e juntos buscarmos soluções e alternativas para a crise mundial econômica, que trará alterações na cadeia alimentar também, como se buscássemos Deus(?)Do que ficar do alto assistindo como um filme de terror a nossa destruição(?)Para onde ireis depois?Penso que Ele espera de nós: ações, atitudes, união dos cristãos, pés no chão, discernimento, para buscarmos as reais soluções, não esquecendo que sem amor não chegaremos a lugar algum, e não alcançaremos a paz desejada a nós por Jesus,também estou longe de ser profeta, mas pelos sinais tão evidentes, penso que essa é para o nosso século a ultima chance de resgatar novos e melhores valores. A ética, a moral, a verdadeira religiosidade que não está em dogmas, mas em nossa forma de bem viver a civilidade.

    ResponderExcluir
  2. Falar tudo o que e quanto o capitalismo "detona" a humanidade.

    ResponderExcluir