Brasão e lema do Papa Francisco...

Se os sonhos sumirem, a poesia e a liberdade acabam!...
O Pe. Lombardi sj, acaba de explicar o brasão e lema do novo Papa. Veja, contemple e medite...

No alto, a mitra episcopal do bispo de Roma, colocada entre duas chaves de ouro e prata em forma de cruz, unidas por um cordão vermelho. O brasão tem o fundo azul e tem o emblema da Congregação Religiosa do Papa: a Companhia de Jesus: um sol radiante, com o monograma de Cristo (IHS) em vermelho. A letra H leva uma cruz e embaixo dela três pregos negros que lembram o Calvário. Debaixo do soal radiante, uma estrela que simboliza Nossa Senhora (estrela da manhã!), mãe de Jesus e da Igreja e uma flor de nardo que simboliza são José, Padroeiro da Igreja.

O lema Miserando atque eligendo (Com sentimento de amor o escolheu!), tirado de uma homilia de São Beda, o Veneravel (672-735) comenta o relato evangélico da vocação de São Mateus (Mt 9, 9-17) e tem um significado especial para o Papa, pois quando ele tinha 17 anos, após se confessar sentiu que Deus o amava e o escolhia. Era, então, o dia 21/SET/1957, festa de São Mateus. ("Vidit ergo lesus publicanum et quia miserando atque eligendo vidit, ait illi Sequere me' (Viu Jesus a um publicano e como o olhou com sentimentos de amor o elegeu e lhe disse: siga-me).

Na parte alta do escudo, se encontra o emblema da Companhia de Jesus: um sol radiante e amarelo com as letras em vermelho "IHS": "Jesus, Homem e Salvador". Sobre a letra H há uma cruz e abaixo das letras IHS, sempre dentro do sol, estão três pregos.
Coincidência ou não, também eu fiz os meus primeiros votos no dia 21/SET/1962, com sentimentos semelhantes: Salvando-me me chamavas; chamando-me me salvavas... e como o nosso pai santo Inácio de Loyola, desde então  seguimos Jesus e nos colocamos a serviço dos outros na Igreja.  

De agora em diante, sempre que vejamos o brasão do Papa Francisco vamos lembrar de Jesus, dos jesuítas e do chamado que Ele nos faz, para segui-lo e servi-lo nos mais necessitados, tendo como protetores Maria e José.

Você gostaria de acrescentar alguma outra coisa?



2 comentários:

  1. PERFEITO LINDO !....ESTOU ENCANTADA COM NOSSO PAPA FRANCISCO....EMOCIONADA MESMO, ESCOLHIDO PELO ESPÍRITO SANTO! LEMBREI DE PE.TONINHO MONNERAT JESUITA COMO O SENHOR ...DA SANDÁLIA FRANCISCANA QUE USAVA!rsrsrs OBRIGADA PELA AULA DE HOJE ADOREI ...TE AMAMOS UM ABRAÇÃO! E A TUA BENÇÃO!

    ResponderExcluir