Comunicado da Companhia de Jesus no Brasil pela escolha do Papa Francisco

 
A Companhia de Jesus no Brasil, e, em seu nome, o Provincial do Brasil, Pe. Carlos Palácio, S.J. unem-se a todo o povo de Deus na ação de graças pela escolha do novo Papa Francisco, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, S.J., recém-eleito Bispo de Roma, para presidir na caridade a comunhão das Igrejas que constituem a Igreja Católica.

A alegria e o entusiasmo que os seus primeiros gestos têm despertado em todos nós, são um sinal de esperança e uma lufada de Espírito para a Igreja no momento atual. Como jesuítas, nos alegramos por ter este nosso irmão e companheiro, agora como Papa Francisco; iremos sustentar diante de Deus com a oração a ingente tarefa que se lhe apresenta neste serviço à Igreja para o qual foi escolhido; e nos dispomos, “com renovado impulso e fervor”, a viver ao lado dele o que constitui uma das características da Companhia de Jesus: servir ao Senhor e à sua Igreja.
 
Junto com toda a comunidade eclesial nos interrogamos e procuramos discernir que nos quer dizer o Senhor ao nos fazer passar, em menos de quinze dias, por experiências tão intensas como a renúncia de Bento XVI, a eleição de um Papa latino-americano e a surpresa do primeiro jesuíta nomeado sucessor de Pedro. O início da resposta, talvez, começa a desenhar-se à medida que vamos conhecendo os primeiros passos deste homem. Palavras e gestos que nos golpeiam com força. A sua simplicidade, a proximidade humana e a profundidade espiritual fazem do Papa Francisco um pastor sensível, amigo dos pobres, e dócil ao evangelho. Desde a sua primeira aparição em público ele parece estar acenando para todos nós, que o caminho do evangelho é o futuro da Igreja.

 Pe. Carlos Palácio, S.J.  – Provincial do Brasil
Rio de Janeiro, 14 de março de 2013

Contatos:
Rua Alfredo Gomes, 28
22251-080  Rio de Janeiro
Tel. (021) 2527-1116

4 comentários:

  1. May God bless our Pope Francis I, may the Spirit fill of life and wisdom to all Christians in the world to understand, support, pray and work together with our new Pope. Long live the Pope, Long live America, long live Argentina, living Ignatian spirituality, living San Francisco, living a future of hope for all.

    ResponderExcluir
  2. Neste momento de muita PAZ E ALEGRIA pela eleição do novo Papa Francisco peço ao Senhor que o ilumine, o abençoe e o guarde.

    ResponderExcluir
  3. "...procuramos discernir que nos quer dizer o Senhor ao nos fazer passar, em menos de quinze dias, por experiências tão intensas como a renúncia de Bento XVI, a eleição de um Papa latino-americano e a surpresa do primeiro jesuíta nomeado sucessor de Pedro."

    Que o Senhor continue nos impulsionando e que o Papa Francisco seja um fogo que acenda outros fogos, principalmente a chama que arde em nossos corações ao nos depararmos com seus gestos. E que possamos responder com gratidão, responsabilidade e serviço; "que fiz, que faço e que farei por Cristo?".

    Já temos pastor. É hora de seguir caminhando.

    Abraço, Ramón.
    Francis

    ResponderExcluir
  4. Maria Gouvea de Paula compartilhou o seu link.: "“com renovado impulso e fervor”, a viver ao lado dele o que constitui uma das características da Companhia de Jesus: servir ao Senhor e à sua Igreja.

    ResponderExcluir