O Conclave...

Vinde Espírito Santo...
O Papa Bento XVI renunciou ao seu ministério petrino, por falta de saúde, no dia 28/FEV. Desde então a Sede Apostólica de Roma está vacante, sem seu bispo titular. Os cardeias reunidos em Congregação escolheram o dia 12/MAR, para iniciar o Conclave. Esta reunião a portas fechadas está detalhada, passo a passo, seguindo um ritual secular. No dia 12/MAR, começa o Conclave, mas já na véspera tudo está pronto e detalhado.

Dia 11/MAR: Segunda-feira. Todas as pessoas (médicos, enfermeiras, serviços gerais, cozinheiros...) que giram ao redor dos 115 cardeais eleitores, fazem juramento de não revelar nada aos cardeais nem aos jornalistas. Não devem passar nada de dentro para fora nem de fora para dentro.  Os 115 cardeais eleitores, hospedados na Casa Santa Marta, dentro do Vaticano, também ficam proibidos de dizer o que acontece no Conclave (por exemplo: quantos votos recebeu cada cardeal, etc.) 

Dia 12/MAR: Terça-feira.  Às 9h00, horário de Roma, os cardeais participam da Missa Pro eligendo Romano Pontificem, na basílica de São Pedro; Euscaristia presidida pelo Cardeal Ângelo Sodano, decano do Colégio dos Cardeais.
Na parte da tarde, 15h15, os Cardeais Eleitores entram na Capela Sixtina cantando o Veni Creator (Vinde Espírito Santo!), escutam uma breve exortação espiritual e ficam trancados na Capela Sixtina, onde ficam reunidos. Começam, assim, as eleições para escolha do novo Papa.
Às 18h15 rezam juntos as Vésperas (oração da tarde).

Nos dias seguintes, o café da manhã é servido na Casa S. Marta, bem de manhãzinha, das 5h30 até 6h30. Eucaristia às 7h15. Entram na Capela Sixtina, para orar e votar, às 8h30. Das 11h30 até 15h00: almoço e descanso. Às 15h50 todos reunidos de novo na Capela Sixtina, para orar e votar.
O dia finaliza às 18h15 com a oração da tarde.

As papeletas dos votos, com os nomes dos escolhidos, são queimadas numa estufa, dentro da da própria Capela Sixtina, às 11h00 e 18h00. Quando se alcançar 2/3 de votos, perguntam ao indicado se aceita ser Papa. Caso afirmativo, as pepeletas se queimam com um produto que fará uma fumaça branca, a ser vista por todos da Praça São Pedro, indicando que temos um novo Papa! Em caso negativo, a fumaça será negra e continuarão as eleições.

Mais de 5.550 jornalistas, do mundo todo, estão com suas câmaras e microfones à caça de notícias. Não será fácil fugir de tamanho assédio!

Nesta semana, pois, saberemos quem será o novo Papa e que nome ele escolherá... E se se chamasse de Pedro?...

Rezemos e aguardemos...
 

Um comentário:

  1. Caro Ramón! Mais um post excelente! Só tenho uma pergunta: há um número de dias limite para ficarem reunidos? Ou o conclave segue até que se eleja o novo pontífice, ainda que leve vários dias? Qual foi o conclave mais longo de nossa história? Um abraço, Ana Paula Gonçalves Copriva

    ResponderExcluir