Papa Francisco, um jesuíta no Vaticano...

Ele fez um limpamento em meus receios...
Foi uma surpresa para todos e também novidade a escolha do novo Papa! Um Papa latino-americano, de nome Francisco e religioso da Companhia de Jesus (jesuíta)! Estamos assistindo, em pouco tempo, à queda de algumas tradições: renúncia de Bento XVI (600 anos que isso não acontecia!), escolha de um Papa de fora da Europa (1500 anos que isso não acontecia!) e o primeiro jesuíta a ser escolhido Papa. São novos paradigmas significativos que que numa instituição secular auguram tempos novos e trazem esperança! O que Deus está querendo nos dizer e por onde Ele nos quer levar?

Jorge Mario Bergoglio, agora Papa Francisco I, nasceu em Buenos Aires e entrou no Noviciado da Companhia de Jesus aos 19 anos de idade. Como cardeal de Buenos Aires/Argentina foi amado pelo seu clero e o seu povo, e teve alguns problemas políticos com os presidentes Kichner da Argentina (Nestor e Cristina).

O novo Papa, 75 anos, se apresentou ao povo romano com austeridade evangélica: batina branca e com uma simples cruz de prata no peito. Rezou e pediu com humildade que rezassem por ele, novo bispo de Roma; abençoou e pediu a benção dos irmãos e irmãs do mundo todo, para poder exercer o seu ministério petrino na caridade. E lembrou fraternalmente do clero da Igreja de Roma! E, por fim, a todos desejo uma boa noite e um bom descanso! A multidão que ocupava a Praça São Pedro, apesar da noite fria e chuvosa, era testemunha de um novo jeito de exercer o Papado.

Francisco, o Poverello de Assis, veio para reconstruir a Igreja, Francisco I, vindo das terras de América do Sul para o centro da cristande, vem trazer a simplicidade para sermos uma Igreja mais fraterna, humilde e evangélica, do jeito de Jesus de Nazaré.
Que assim seja e aconteça!

14 comentários:

  1. O pequeno Francisco e suas Santas Lições
    Sérgio de Carvalho Junior

    "Muita sabedoria unida a pouca santidade é preferível a muita santidade unida a pouca sabedoria". Essa frase de Santo Inácio de Loyola toma significado pleno em sua santidade o Papa Francisco. Em três lições o Santo Padre nos abençoou logo em suas primeiras palavras. Por ser o primeiro Jesuíta a sentar-se no trono de São Pedro, poderia ter escolhido o nome Inácio, em homenagem ao homem cujo carisma o impulsionou durante sua vida religiosa, mas não o fez... uma lição de desapego, não era o papa de uma ordem mas de toda a Igreja de Cristo. Poderia ter escolhido por nome Bento XVII, pois era esperado pelo homem moderno uma atitude de orgulho da Igreja em resposta a glorificação do gesto do homem, mostrando a falácia de que a igreja é forte pela fortaleza de seu comandante, mas não o fez... uma lição de humildade, a Igreja é de Jesus Cristo e seu mandamento aos homens da Igreja é para que se quiserem ter alguma importância em Sua obra se façam o menor de todos, e essa lição se personifica no Santo Padre trajando uma austera batina branca, sem adornos pomposos e principalmente inclinando-se ao povo de Deus rogando para que nossas humildes orações tivessem à ele suas intenções. Poderia ter escolhido no nome de João Paulo III, a quem toda uma geração aprendeu a amar, sentando-se a sombra de uma figura carismática e que conduziu a Igreja até o fim de suas forças, gesto esperado pelo homem que no momento da tribulação refugia-se no conforto aparente do abrigo, mas não o fez... uma lição de coragem, Jesus edificou a igreja missionária e o Santo Padre não virou as costas para o sangue de todos os Santos Mártires que deram sua vida pela Igreja. "Ninguém sabe o que Deus faria de nós, se não opuséssemos tantos obstáculos à sua graça", disse Santo Inácio de Loyola, que praticou o desapego pelos bens terrenos, foi humilde para pedir a Jesus a orientação e “vestido em sacos” fundou a Companhia de Jesus com a coragem necessária para fazer o voto de obediência plena ao Papa ainda que o período histórico fosse assombrado pela reforma protestante. Assim sendo o Santo Padre escolhe o nome Francisco, personificando a queda de todos os obstáculos para que a Graça de Deus de manifeste, unindo o carisma de seu Santo homônimo de Assis a que Jesus pediu que reconstruísse a Igreja destruída ao carisma do Santo da Companhia de Jesus o também homônimo Xavier, amigo de Santo Inácio e padroeiro das missões, a quem o espirito se revelou e o enviou em missão para evangelizar terras longínquas. Dois Santos Franciscos, eleitos na figura simples do Santo Padre e com a ajuda do Espirito Santo, a Intercessão da Santa Mãe de Deus e a proteção de Santo Inácio de Loyola, São Miguel Arcanjo e toda a coorte celestial, conduzirão o povo de Deus até a Jerusalém Celestial para que a SANTISSIMA TRINDADE seja Louvada e Glorificada pelos séculos dos Séculos. “Em tudo Amar e Servir, Para Maior Glória de Deus.”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhosa e sábia consideração de Sérgio de Carvalho Júnior!!!
      Uno-me a ele em tudo o que aqui escreveu acerca do nosso Papa Francisco e de todas as considerações a respeito de S. Inácio de Loyola, da Companhia de Jesus e de seu carisma. Palavras, aliás, muito verdadeiras e acertadas, com a exatidão de quem tem um grande conhecimento da história e da vida religiosa na Cia. de Jesus!!!

      Marlos Resende. BH

      Excluir
  2. Muito bem dito, amigo Ramón!
    Uma surpresa que veio para alegrar a uns e confundir a outros.
    Latino-americano, jesuíta, Francisco... são tantos sinais que não há outro sentimento que não seja o de esperança. Com sua aparição, mansa e humilde, na sacada da sala das lágrimas, Francisco lembrou-nos do que é essencial em nossa Igreja: as relações pessoais. Uma relação pessoal com Jesus Cristo, a relação com os pobres e esquecidos, a relação de um pastor com as ovelhas, a relação entre nós, Povo de Deus.
    Que Francisco reconstrua a nossa Igreja. E como ele mesmo disse, contando com a ajuda de todos para isso.

    Abraço forte,
    Francis

    ResponderExcluir
  3. Me alegrou muito também. Essa indicação foi cheia de sinais e que mantém o chamado de Deus à mudança (desde a mensagem final de BentoXVI). O Papa é o homem que precisamos hoje na Igreja. Austeridade, humildade e serviço. Enviai-me, Senhor! Como soldado de Cristo, como o bom Francisco I... a mudar minha realidade e a dos meus irmãos. Sua benção, padre-irmão.
    Paz.

    ResponderExcluir
  4. do texto ...

    "Sao novos paradigmas significativos que numa instituição secular auguram tempos novos e trazem esperança!"

    SERA????

    Como leigos comprometidos na vida da igreja orámos, nos últimos dias, para que o Espírito Santo iluminasse os cardeais na escolha do novo sucessor de Pedro.
    A Igreja Católica encontra-se num momento de charneira na sua história, onde seria importante abandonar a lógica do poder e abraçar a lógica do serviço e da inclusão.
    Um novo Papa deveria, obedecendo a Deus, estar ao serviço do Homem e saber ler os sinais dos tempos, como a todos nos interpelou o Concílio do Vaticano II.

    Neste momento em que urge promover uma profunda mudança interior do ser humano e em que um novo Papa tem de ser o pastor que, em nome de Jesus Cristo, a todos acolhe, rezamos para que este Papa, iluminado pelo Espírito Santo, saiba fazer o corte com um certo modelo de igreja e que saiba escutar os movimentos de fiéis católicos que apelam, há muito tempo, a uma profunda renovação no seio da igreja.

    Oramos para que a escolha do nome «Francisco» por parte do novo Papa, possa efetivamente vir a ser o espelho de uma opção pelos desfavorecidos, os excluídos e os marginalizados, na sociedade e no seio da igreja católica, em particular que finalmente haja uma mensagem de conforto e verdadeiro acolhimento particularmente em relação aos fiéis homossexuais católicos.

    Embora saibamos que foram os Jesuitas que chegaram em nosso pais, com a missao de catequisar os indios, por vezes, com crueldades, e sem um pingo de respeito para com a sua propria cultura (indigena).

    Fato é que quer queira quer não, a America Latina e principalmente o Brasil, é hoje o local onde estão o maior número de católicos, e a Argentina país de origem do Papa Francisco, também é o primeiro país da America Latina a aprovar a União entre pessoas do mesmo sexo.

    A meu ver o Papa emerito BENTO XVI, abriu uma porta, uma senda para as transformações, evolução, renovação e atualização da igreja catolica apostolica. O gesto dele foi muito mais que de coragem, foi um gesto de sabedoria, sabedoria esta, que os cardeais nao tiveram, e ao mesmo tempo voltaram a fechar a porta.


    Pensem nisso.

    ResponderExcluir
  5. Estou muito orgulhosa de termos um Papa Jesuita,viva o Centro Loyola de fé e cultura de Goiânia!!! Amém.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei feliz e emocionada com o Papa, primeiro latino-americano e com o nome de Francisco que traz alegria e muita esperança. Hoje, lembrei-me do sonho que São Francisco de Assis teve, onde Deus pede que ele reconstrua a Igreja. Que Deus ilumine, abençõe muito o nosso querido Papa Francisco I.

    ResponderExcluir
  7. Caro amigo Pe. J Ramon Cigoña Sj, fiquei muito contente pela escolha do Papa Francisco!!! Parabéns aos meus irmãos Jesuítas!!! Que Deus o abençoe para que ele assimile na pastoral da Igreja o verdadeiro espírito Inaciano: "Tomai Senhor toda minha liberdade, a minha memória também, o meu entendimento e toda a minha vontade"... buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça... Que esta escolha possa, por consequência, despertar inúmeras vocações para a Companhia de Jesus, de novos "soldados Inacianos" "Ad Maiorem Dei Gloriam" e para o serviço da Igreja!!! Um grande e fraterno abraço.

    ResponderExcluir
  8. Partilhamos com toda a família jesuíta a alegria pela escolha do novo Sumo Pontífice, Card. Bergoglio, SJ,
    membro da Companhia, ordem esta que tanto amamos, berço de nossa espiritualidade.
    Neste espírito de júbilo, oferecemos também, nossas orações.
    AMDG!

    ResponderExcluir
  9. A cruz era de aço escovado, menor valor ainda.

    ResponderExcluir
  10. Sabedoria, caridade, simplicidade e humildade, a igreja de Cristo foi contemplada com esses sinais.
    PAZ E BEM!!!

    ResponderExcluir
  11. a partilha enriqueceu mais ainda o texto e a oração... parece que os jesuitas e inacianos se sentiram meio que co-responsaveis por essa missão... uma nova missão nova! o sentimento de pertencer a esse processo/momento é muito grande... fui surfar no fds e lembrei do papa e dos EE e naturalmente me levei pela oração...
    um leigo inaciano

    ResponderExcluir
  12. muito interessante suas colocações sobre o novo papa. Fico feliz por ele ser Jesuíta!

    ResponderExcluir