Uma Igreja e dois Papas?

A gente se acostumou de enxergar antigamentes... (M. de Barros)
A renúncia do Papa Bento XVI, 28/FEV, criou alguns problemas teológicos e eclesiológicos que não serão fáceis de solucionar em curto prazo. Um deles é o título de `Papa emérito`.

A revista Civiltà Cattolica, 2/MAR/2013, dos jesuítas de Roma e sob a revisão prévia da Secretaria de Estado do Vaticano, acaba de publicar um artigo intitulado: Cessazione dall´ufficio di Romano Pontifice, onde o Pe. Ghirlanda, ilustre canonista, levanta essas e outras questões.
  
Será que quem renunciou continua sendo Papa? Não deveria ser bispo emérito de Roma? Parece obvio que se alguém deixou o ministério petrino, já não é Papa.

Talvez precisemos esperar à nova edição do Anuário Pontifício, para ver que título receberá Bento XVI.

A renúncia do Papa Bento XVI trouxe muitas perguntas e questões que os peritos terão que estudar e redifinir. O bispo de Roma é quem exerce o ministério petrino, por isso ele é Papa. Tu és Pedro e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja... (Mt 16,18) 

O Papa, seja quem for, sucede a Pedro que é um! Uma Igreja e dois Papas é um pouco estranho...

E você, o que acha?

2 comentários:

  1. Como professor de Sociologia fiz a seguinte pergunta a título de exercício para os meus alunos: Instituições Sociais são determinadas relações sociais que são tão frequentes e importantes que se cristalizam em algum tipo de estrutura (simbólica e socialmente funcional), a qual pode ser mais formal (como escola, polícia, governo, etc.) ou mais informal (como democracia, liberdade, violência, etc). E também é possível instituições sociais de um único indivíduo (mãe, rei, papa, etc.). Com a renúncia de Bento XVI teremos por algum tempo (até que o próprio ou próximo morra) dois papas. Pergunta: uma mudança na "instituição papa", significa necessariamente uma mudança na "instituição igreja"? Justifique.

    Eu sei que é uma pergunta meio capciosa, mas é para fazê-los pensar (e verificar se entenderam um determinado conceito de instituição social).

    ResponderExcluir
  2. Nada disso importa agora!!! Tudo que se venha a falar e criar são meras especulações, filosofia insignificante, elocubrações sem sentido!!! Tudo o que a Igreja vem fazendo nos últimos tempos: preocupações com aquilo aquilo que é mundano, que não é evangelicamente correto, luxúria, vaidade, títulos, poder, vaidade... "Vanitas vanitatis hominia vanitas"!!! Em detrimento daquilo que é sua essência para nós Cristãos. É importante agora somente que a Igreja abra novos caminhos,tenha um novo rumo: paz, justiça, humildade, valores evangélicos como pobreza, serviço aos pobres e marginalizados, evangelização e a verdadeira conversão, aquela em que se aceita e prega Jesus Cristo como seu único Senhor!
    Tudo como o nosso Papa Francisco sempre viveu ao longo de sua vida religiosa e, esperamos, que continue sendo esse exemplo para a Igreja de Cristo e a conduza dessa forma! Não importa se ele ou o Papa Bento XVI sejam chamados de Bispo de Roma, ou Bispo Emérito, ou Sumo Pontífice, ou Sua Santidade, de que adianta um título ou a pompa, mesmo que teológica ou eclesiológicamente corretos?!

    Aí eu deixo a pergunta: No evangelho ou em toda a extensão da Bíblia existe alguma passagem em que Jesus, algum dos profetas ou apóstolos tenha dito que o título honorífico leve ao Reino dos Céus? Antes pelo contrário, é dito que "tanto mais será cobrado àquele que mais é dado..."

    ResponderExcluir