19. Reunião: Caminhando com Nossa Senhora...

O dia nasce totalmente aberto em mim...
Foto: RÁDIO: 

www.webpes.com.br
Objetivo: A CVX é Mariana. Olhar, pois, para Nossa Senhora que caminha rapidamente para ajudar, e partilhar com singeleza o que isso significa na vida de cada um. 

Oração inicial: Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filho de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre. O clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria... 

Graça a pedir: Aprofundar a devoção e o relacionamento pessoal com a mãe de Jesus. 

Evangelho: Lc 1, 39-56 (Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre...). Após a leitura e breve silêncio: Como o que lemos se aplica na sua vida? 

Tema: Mãe do RedentorToda a Igreja, na sua adesão a Cristo, percorre o mesmo itinerário que a Virgem Maria, pois Ela é a figura, o modelo avançado, da Igreja, em perfeita união com o Cristo.
A 'peregrinação' de Maria na fé é um ponto de referência para todos nós... Ela ilumina toda a nossa história.
A  Anunciação do anjo introduz Maria no Mistério de Cristo, no qual a Trindade abençoou a humanidade... Esta bênção tocou Maria de uma maneira especial. Ela é `abençoada entre as mulheres´ e `cheia de graça´. Ela é eternamente amada por Deus no Filho amado. A redenção trazida por seu Filho é antecipada nela... ela é de Cristo desde sua concepção e sempre esteve ao lado do Filho.

Isabel declara que Maria é 'feliz porque acreditou'... 

Você sente Nossa Senhora como mãe prestativa? 

Como a fé de Abraão foi o ponto inicial da velha aliança, a fé de Maria é o ponto inicial da nova aliança. Como Abraão, Maria também continuou acreditando, e a esperar contra toda a esperança, a partir de sua confiança em Deus... 

A profecia de Simeão e a fuga para o Egito foram anúncios, complementares ao do Anjo que o seu caminho, ao lado de seu filho, seria escuro e doloroso. Durante a vida oculta de Jesus, a vida de Maria foi também 'escondida com Cristo em Deus'...(cfr. Redemptoris Mater do Papa João Paulo II) 

Peçamos a Deus a graça de sermos rápidos em nossas ações de solidariedade, pois nelas somos  instrumentos de Deus.  Convém que Ele cresça e eu diminua!... (Jo 3,30). 

Por causa de sua adesão a palavra de Deus, Maria descobriu e acolheu, como primeira discípula, uma nova dimensão de sua maternidade... Maria é nossa mãe por causa da graça quando Jesus também nos entrega ela, como fez com João; João a torna não somente sua mãe, mas a mãe de todos os discípulos e de toda a Igreja. 

Maria é a primeira a acreditar, desde a Anunciação. A fé heroica de Maria precedeu o testemunho apostólico da Igreja. Ela sempre vai prontamente ao encontro dos necessitados!... O mundo procurará na fé de Maria suporte para sua própria fé. 

... Maria é tipo, isto é, modelo da Igreja que é também mãe, na medida em que recebe a Palavra de Deus e gera os cristãos que Deus lhe dá. Além disso, Maria ajuda na geração e educação do filho de Deus... Mãe do primogênito entre tantos irmãos e irmãs ela implora o dom do Espírito que nos fará filhos de Deus. 

Para refletir e partilhar: Quem é Maria para você e que lugar ocupa na sua vida? 

Avaliação da reunião: Como se sentiu?... O que mais lhe ajudou?... 

Oração Final: Ave-Maria...


Um comentário:

  1. "Que lindo ! Nossa Senhora peregrina, rogai por nós !... Renata Villela

    ResponderExcluir