Jovens indignados também no Brasil...

Não fosse o amanhã que agitado hoje seria... 
 
O que está acontecendo no país? A democracia conquistada, o trabalho garantido e as melhorias sociais não conseguiram aprisionar os sonhos da juventude. Também os nossos indígenas andam indignados...

Por toda parte há um zum zum zum que indica o mal-estar social vivenciado. Alguns achavam que o país vivia tranquilamente adormecido, sedado nas drogas, no consumismo e no sexo fácil, mas parece que os ideais que nos habitam são mais altos. Violência nas ruas, corrupção na política, educação e hospitais sucateados, bandoleira nos transportes públicos... São tantos os abusos e agressões que o protesto dos jovens encontra eco em todas as camadas sociais. 

São milhares de jovens nas ruas de São Paulo, Rio, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba... inspirados nas revoltas árabes e nos protestos europeus. Não é só contra a alta no preço do transporte público, mas contra um modelo de sociedade pouco transparente, não participativo e muito excludente. A população precisa ser respeitada na sua dignidade e nos seus valores!

Os jovens se convocam pelo Facebook para invadir a Avenida Paulista, ícone do desenvolvimento social e econômico do país. Até parece um jogo: por uma parte os jovens estudantes, universitários e trabalhadores; por outra parte, a poderosa PM (polícia militar) e os seus cavalos apocalípticos. É Davi contra o gigante Golias e sua parafernália assustadora. E nessa luta, já sabemos quem vai ganhar, pois entre o Estado e os filhos as famílias ficarão sempre com os seus rebentos. A truculência policial é sempre antidemocrática!

E você, o que acha dessa 'indignação' que nos invade?

7 comentários:

  1. Bom dia!
    Hoje casualmente, através do perfíl do Divino Pai Eterno, encontrei o seu post e chamou-me à atenção pelo tema tão atual e que parece mexer com questões diversas do presente, mas também de um passado não tão distante.
    Há de se deixar claro, que o movimento não incita ao vandalismo. E sim, a união de pessoas com o mesmo ideal de mudar um país de desigualdades, injustiças, corrupção e descaso.
    E se a DEMOCRACIA realmente existe no Brasil, essa prevalecerá! Caso contrário, voltaremos a viver um cenário como em 64.

    ResponderExcluir
  2. A voz do povo é a voz de Deus. Quantos soldados tem seus próprios filhos e parentes próximos envolvidos?

    ResponderExcluir
  3. O Brasil está cansado de aceitar as vergonhas calado. O país está mudando e uma maneira bastante eficiente é mostrar para o mundo inteiro que o clima de festa e alegria não é a nossa realidade. Estamos vivendo de máscaras, mas agora O Gigante está acordando: protestos, indignações, vaias... A onda de revolta se refletirá na mesma proporção em que fomos ignorados e este é o momento. O globo está voltado para os brasileiros, então vamos pedir ajuda e gritar antes que seja tarde. É o que penso! (Pedro G. A.)

    ResponderExcluir
  4. Sou sempre pelo exercício da democracia com paz, na busca do exercício e direito de cidadania.Sou totalmente contra incitação à violência, que pelos meios de comunicação acabam inflamando mentes perigosas! Somente as desinteligências agem dessa forma ,e o governo claro, não perde nunca a oportunidade de exercer seu poder de polícia, ao invés de manter a ordem, atacam.A nossa juventude acadêmica está mal conduzida, orientada.Creio que teriam mais sucesso com uma manifestação pacificadora e contínua, acredito que teriam outros métodos para boicotar esse sistema, esse é um procedimento para chamar a atenção,porém, de uma forma desastrosa para o País se mostrar lá fora nesse momento de preparação de acolhida pela juventude, na religião e nos esportes. Todos perdem! Péssimo exemplo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe, Maria Ângela, que eu concordo com o seu ponto de vista...acredito que uma forma mais pacífica de se manifestar surtiria mais efeito. Fico contente em ver que nós, jovens, ainda temos ideais pelos quais lutar, mas temos que escolher bem as nossas armas. Não adianta reclamar da "agressão" da polícia, se nós mesmos abrimos fogo e usamos de força e vandalismo. Nada contra o fato de manifestar a indignação, mas acho que existem meios mais humanos e inteligentes!

      Ir. Marcele

      Excluir
  5. A historia está acontecendo... e hoje será escrito mais um capitulo as 17 hs nacandelaria! e em alguns anos o professor de historia vai começar aaula dizendo assim: "e tudo começou por causa de 20 centavos de real... foi a gotad'agua". As manifestações passaram a ser uma demostração de indignação ao desrespeito, estaá sendo uma atitude de auto defesa... parece que algo acordou "dentro dos brasileirinhos", e o mais incrivel, parece que o mundo resolveu apoiar, como se fosse a voz de de um amigo: "continue...". E eu que achava que realmente não presenciaria um "povo acordado ou acordando" contra essa ditadura da midia e dos coroneis no governo... (Jorge Meirelles)

    ResponderExcluir
  6. Estive ontem no protestos e me orgulhei dos jovens descobrindo ainda, percebendo a força e energia que tem, é urgente que se expresse a indignação, chega de roubalheira e manipulação. Foi um movimento apartidário, sem lideranças específicas mas que denota a insatisfação generalizada o desencanto com o governo e seus representantes, justo eles que se diziam de esquerda, éticos, bla, bla, bla.Quem precisa de tantos estádios que depois se tornarão elefantes brancos, se há o dinheiro pra construi-los primeiro arrumem a casa, e depois gastem nisso.

    ResponderExcluir