O Papa Francisco com a direção da CLAR (Religiosos de América latina)

Rumo à Terra sem males...
 Nunca vimos nem imaginávamos que isto pudesse acontecer algum dia! O Papa sentado em círculo, como um pai, com religiosas e religiosos de América Latina. Religiosas sem hábito nem véu... por que o mais importante não é o uniforme, tão diverso nas nossas culturas, mas a vida evangélica do ser e do servir.

Muitas vezes temos vivido nosso batismo na Igreja com medo. E a Vida Religiosa, carismática por natureza, que o diga: Não, isso não pode!... Isso vai contra as normas e a doutrina da Igreja!... A gente até já cansou de tanto negativismo! 

Esquecemos que o Evangelho é uma Boa Nova e que a Vida Consagrada é um carisma de Deus, uma bênção do Senhor para todos.

No dia 6 de Junho, às 11h30, o Papa Francisco recebeu a presidência da CLAR (2012-2015): Ir. Mercedes Casas Sánchez, F.Sp.S. (México), Ir. Inácio Nestor Etges FMS (Brasil), Ir. Altagracia Ortiz Mena SS.CC (Rep. Dominicana), Pe. René Cardozo, SJ (Bolívia), Ir. Marcela Sáenz Escobar, ACI (Chile) e o Pe. Gabriel Naranjo, CM (Colômbia). Pela fotografia vemos os `novos hábitos´ das religiosas de América Latina e do Caribe, sendo recebidos assim pelo Papa, sem preconceitos. Os Papas anteriores insistiam teimosamente no uso obsoleto dos hábitos talares, como o sinal 'essencial' do ser religioso quando todos sabemos que o hábito não faz o monge! 

E que disse o Papa Francisco? Vão no essencial: Aprofundem na mística e na profecia... Não se esqueçam dos pobres... a Vida religiosa continua sendo a coluna vertebral da Igreja... e mais ainda: Não tenhais medo de ir nos limites e nas fronteiras... aos novos sujeitos emergentes do continente... Pode ser que recebam até uma carta da Congregação para a Doutrina da Fé dizendo que falaram isso ou aquilo... Não se preocupem, expliquem-se, mas continuem caminhando... prefiro uma Igreja que erra por querer fazer algo do que uma doente por não fazer nada... 

Todos saíram encantados, convictos de que o papel da Vida consagrada é a de ser mesmo profética e evangélica no mundo e na Igreja. E o Papa os acolheu como realmente agora somos, sem máscaras nem disfarces. E pensar que ainda temos alguns católicos presos às exterioridades e bugigangas do hábito?

Creio que é a primeira vez que um Papa nos acolheu assim, na simplicidade do que somos! 

E você, o que achou?
Francisco, con los responsables del CLAR

11 comentários:

  1. Ecumenismo, diálogo, boa vontade e tolerância para com todos: ateus, comunistas, abortistas, protestantes, budistas, xintoístas, espíritas, maçons, hinduístas, petistas, etc. Menos com os malvados, pérfidos e incorrigíveis tradicionalistas. Com eles, não. Com eles solta o Santo Ofício em cima e excomunga, como fizeram há uns anos atrás. Os restauracionistas não merecem nada. Somente pau no lombo. Para eles não há espaço, nem misericórdia. Ainda bem que Santo Inácio de Loyola, em seu tempo foi um restauracionista, expoente da contra reforma. Santo Inácio, rogai por nós.

    ResponderExcluir
  2. Lembro de uma frase de Dom Helder Camara: "Quando dou comida aos pobres me chamam de caridoso, mas quando pergunto porque os pobres passam fome, me chamam de comunista". entendo ser essa a mensagem de humildade e comprometimento que esse maravilhoso Francisco, nos chama a profetizar. Que bom!!!!

    ResponderExcluir
  3. O que importa é a vonatade de fazer o bem de servir e nâo um uniforme ou um hábito.

    ResponderExcluir
  4. Quando a "Pode ser que recebam até uma carta da Congregação para a Doutrina da Fé dizendo que falaram isso ou aquilo... Não se preocupem, expliquem-se, mas continuem caminhando... prefiro uma Igreja que erra por querer fazer algo do que uma doente por não fazer nada... "

    É preocupante, pode levar a interpretações dúbias e perigosas.

    ResponderExcluir
  5. Penso que apontar o dedo aos irmãos que doaram a sua vida em serviço da Igreja por usarem ou não usarem hábito religioso é grave, pois estão aqui a julgar o próximo e pior ainda estão a semear a discórdia. Em vez de serem como o fariseu que acusa o irmão, dediquem-se a olhar para dentro de vós e a por e em prática o que o Santo Padre disse, porque vejo que há aqui muita preocupação com o que este ou aquele veste, em vez de falarem no essencial. Sejam Cristãos e não fariseus! Acusar os irmão não descansa a consciencia, apenas divide os católicos num mundo que cada vez mais precisa da nossa união. Enquanto os nossos irmãos na Nigéria ou em Mossad ou na China lutam para poder ir à Eucaristia aos Domingos e ter uma Bíblia consigo, andasse aqui a falar do que compete à vida pessoal de cada um! Eu não dou opinião sobre o uso ou não do hábito, pois isso cabe à Santa Igreja! Tenham amor uns para com os outros.

    ResponderExcluir
  6. Penso que apontar o dedo aos irmãos que doaram a sua vida em serviço da Igreja por usarem ou não usarem hábito religioso é grave, pois estão aqui a julgar o próximo e pior ainda estão a semear a discórdia. Em vez de serem como o fariseu que acusa o irmão, dediquem-se a olhar para dentro de vós e a por e em prática o que o Santo Padre disse, porque vejo que há aqui muita preocupação com o que este ou aquele veste, em vez de falarem no essencial. Sejam Cristãos e não fariseus! Acusar os irmão não descansa a consciencia, apenas divide os católicos num mundo que cada vez mais precisa da nossa união. Enquanto os nossos irmãos na Nigéria ou em Mossad ou na China lutam para poder ir à Eucaristia aos Domingos e ter uma Bíblia consigo, andasse aqui a falar do que compete à vida pessoal de cada um! Eu não dou opinião sobre o uso ou não do hábito, pois isso cabe à Santa Igreja! Tenham amor uns para com os outros.

    ResponderExcluir
  7. Irmãos estamos a agir como fariseus que apontam o dedo ao Irmão, a Igreja não precisa de divisões entre católicos, isso não é amar o próximo. Não temos de apontar o dedo ao próximo para nos sentirmos bem com a nossa consciência, foram isso que os fariseus fizeram com Jesus! É triste ver estes comentários e tanta conversa em torno de algo que só diz respeito a cada pessoa e à sua congregação, ou ordem, enquanto podíamos estar a dialogar sobre temas tão bonitos levantados pelo Santo Padre! Com tantos irmãos no mundo a porem a sua vida em risco para poder ir à Eucaristia no Domingo e a terem uma Bíblia em casa nós aqui com conversas para atear ódio e aversão onde deveria existir amor! Sinceramente, dêem o exemplo, sejam verdadeiros apóstolos do amor de Deus!

    ResponderExcluir
  8. Pe. Ramón, nunca é tarde para rever razões, forma de pensamentos, atitudes, posicionamento na vida... O círculo é símbolo de união, de aliança com todos os irmãos, não de prisão, de exclusão, todos independente de credo religioso pode entrar na roda.... Um dos primeiros sinais de religião foi expressada através da dança em círculo, era uma forma de oração....

    ResponderExcluir