Tu és mestre em Israel e não conheces essas coisas?... (Jo 3, 10)

A gente só conhece bem as coisas que cativou... (S. Exupery)  
Jesus faz perguntas que, às vezes, fico embasbacado. O que responder? 

Algumas pessoas dedicam grande parte da vida a aprender. São muitos anos e sacrifícios dedicados a essa tarefa. E isso é bom! Depois, com o passar dos anos, provavelmente esquecemos o que aprendemos e mal conseguimos responder às perguntas que a vida nos foi fazendo... Isso não é bom! Mas, nesse aprendizado intensivo da vida, conseguimos realmente assimilar o importante ou apenas nos perdemos no insignificante?

Nicodemus era um homem importante em Jerusalém e as pessoas o tinham como mestre. Uma noite, escondido do olhar das outros foi ter com Jesus... Ele, que conhecia tudo, ignorava o fundamental! Todos os seus saberes eram nada diante do Senhor. E começou a desconstrução: Você precisa nascer de novo!... Pronto! Nicodemus ficou aparvalhado, boquiaberto, pasmado... Nascer de novo?

Hoje, essa pergunta também chega até nós: Tu que és mestre, doutor, Ph.D... ignoras estas coisas?... O que é fundamental e o que é secundário? Alguém me dizia que ultimamente andava muito distraído, ausente e atraído pelo efêmero e passageiro...  Encontrava-se perdido!

Você, que tanto estudou, conhece bem `essas coisas´ fundamentais? Seu conhecimento o aproxima (ou isola!) mais de Jesus e dos outros?

4 comentários:

  1. Creo que el conocimiento es bueno, lo que nos acerca a la Verdad tiene que ser bueno. Pero la tentación (tan vieja como el hombre ) es la soberbia ¿no? El creernos dioses por ese conocimiento. Y como tomas de Saint Exhorty, sólo conocemos lo que hemos domésticado, como decía San Pablo el conocimiento sin amor es vacío. Besotes tío.
    Pepa

    ResponderExcluir
  2. Para todos que acham que se refere a encarnação estão errado, nascer de novo e ter uma nova vida com Jesus, morrer para esse mundo e nascer para Deus.
    O ladrão veio senão a roubar e matar mais Jesus veio para dar vida e vida em abundância! Leia João:14.6
    Vlw👍🏻

    ResponderExcluir
  3. O tempo é o fiel depositário da verdade. Assim como na idade média contestava-se a teoria heliocêntrica em favor da geocêntrica e o tempo provou quem detinha a verdade, assim também acontecerá com a verdade reencarnatória. Será um fato incontestável. E quem tiver olhos de ver que já veja. Senão, mantenham a venda.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir