Histórias do Papa Francisco: Lembranças da JMJ Rio/2013 para Nossa Senhora...

É no pequeno que encontro o verdadeiro...
O Papa Francisco é realmente diferente. Ele rompe tradições desgastadas e lhes dá novo sentido.

Visitando a basílica de Santa Maria a Maior, em Roma, me disseram que esse belo ícone bizantino e antigo de Nossa Senhora, como Salus Populi Romani (Protetora do Povo Romano), estava quase esquecido, embora fosse historicamente o mais importante ícone mariano em Roma.

Em 2003, o Papa João Paulo II deu, aos jovens da JMJ, uma cópia contemporânea deste antigo e sagrado ícone, como símbolo de fé, para ser levado pelo mundo acompanhando a Cruz da JMJ. Esses dois símbolos, a Cruz e o Ícone, visitaram quase que todas as nossas dioceses, antes da JMJ/2013. Pois bem, o Papa Francisco, a primeira coisa que fez ao chegar em Roma foi ir à basílica de Santa Maria a Maior e ofertar uma bola de praia e uma camiseta da JMJ no altar de Nossa Senhora

Agora, com certeza, mais de um romano visitará esse belo ícone trazendo agradecido as pequenas e grandes vitorias da sua caminhada!

Ah! Você acha que a bola de praia e a camiseta da JMJ não são adequadas para representar os jovens e de ficar juntos, no altar? Algo está começando a mudar na nossa Igreja...    

2 comentários:

  1. Fiquei emocionado ao vê-lo depositando esses presentes como oferta para Nossa Senhora.
    Se o Papa Francisco já está mudando o coração de alguns, por que não a Igreja?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite! Outra bela partilha de Papa Francisco, na sua docilidade, com sua personalidade alegre e jovial, puro de coração, filho amoroso e educado, com certeza, lá chegando, deixou sua criatividade e inspiração aflorar.E presenteou a Mãe Maria, compartilhando com ela a sua alegria dos seus momentos orantes e de reflexões na praia de Copacabana. E claro, uma bola de praia, que lembra os traquejo de criança, e uma camiseta com o emblema da JMJ nas cores do Brasil,seria naquele momento o melhor presente e com certeza Maria ficou felicíssima! e nós também!

    ResponderExcluir