Histórias do Papa Francisco: o cocar indígena...

As coisas que não levam a nada têm grande importância...
 Confesso que o encontro do Papa Francisco com representantes da sociedade civil, no Theatro Municipal de Rio de Janeiro, me emocionou. O evento tinha tudo para ser insosso e sem grandes emoções, mas foi tudo o contrário. O que vimos e ouvimos foi de arrepiar.

Num teatro lotado, 2000 convidados, o Papa Francisco concretizou diante dos nossos olhos o que prega: O outro tem sempre algo para nos dar, desde que saibamos nos aproximar dele com uma atitude aberta, sem preconceitos. Só assim pode crescer o bom entendimento entre as culturas e as religiões, a estima de umas pelas outras... Hoje, ou se aposta na cultura do encontro, ou todos perdem!,,, E silenciosamente torcíamos para que isso se concretizasse...

E se realizou de muitas formas,.. Uma delas foi quando o jovem líder indígena tirou espontaneamente o seu belo e vistoso cocar e o entregou nas mãos do Papa e este, sem pestanejar, o colocou na sua cabeça... Depois, sabendo que o cocar significava muito mais do que um gorro ou chapéu e que cada pena fora conquistada por alguma ação boa do seu proprietário, o devolveu fraternalmente colocando-o de volta na cabeça do jovem indígena.

Respeito e amor sempre se deram bem em todos os povos e em todas as religiões!

O que vimos e ouvimos foi belíssimo e realmente emocionante!

Tem algum outro fato que lhe tocou?

2 comentários:

  1. Nada de diferente, a não ser o mesmo que tocou o senhor, padre! Agora, eu chorei mesmo, foi ontem na homilia do Papa Francisco que nos deu um banho de humildade,sabedoria,tem nos ensinado com gestos concretos,com amor,alegria e educação, creio que teremos muito ainda com ele aprender, como é ser verdadeiramente humano e cristão, amoroso,solidário e criativo. Hoje ele saboreou a sopinha feita com carinho para ele, com certeza lhe aqueceu muito mais do que o corpo, mas antes a alma e o coração de irmão, mais uma vez ele testemunhou o significado de um gesto fraterno e conosco compartilhou!Sejamos felizes com Jesus, Maria e nosso Papa Francisco, aprendendo com eles e com o anfitrião representando o corpo eclesiástico de nosso Brasil,Dom Orani João Tempesta, como receber bem e de forma calorosa,nossos convidados, Dom Orani,incansável em sua missão,cujo, tive o prazer e a alegria de compartilhar na fé ano passado, uma missa ao vivo, na comemoração de Nossa Padroeira da Conceição aqui em Franca na Catedral, a convite de nosso Bispo Emérito Dom Giogenes da Silva Mathes.Um abraço e feliz final de encontro para todos com o Papa e os jovens. Ore também por nossas comunidades e jovens de Franca.Paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. Padre J.Ramón, de-me licença para externar aqui o sentimento de alegria e emoção, assistindo pela televisão, a vigília e agora a missa do Senhor, que linda, nosso Papa atravessou a cruz e entrou em nossos corações. Aleluia. Que o Ecumenismo fale a lingua dos anjos entre os povos, mas fale antes de tudo a palavra do amor incondicional. Um feliz encerramento a todos e que cada um faça o caminho de volta junto com Jesus no coração, acolhendo realmente a BOA NOVA anunciada pelo nosso já querido Papa Francisco. Ontem assisti um documentário sobre a missão de nosso Papa pelo globosat, e fiquei emocionada, como me senti em cada palavra a sua dor, nos sentir oprimido por tentar fazer o bem e trazer a paz entre os povos não deveria ser em baixo de reprimendas, açoites e ameaças! Que a paz de Jesus, o seu amor, a sua cruz seja nossa salvação e proteção pelas andanças da vida. Paz e bem. JESUS NOS AMA E ISSO NOS BASTA!

    ResponderExcluir