JMJ/2013: Ide e fazei discípulos entre todas as nações...

Ninguém gosta de palavra acostumada!...

A capa da revista americana analisa os primeiros meses do Pontificado do Papa Francisco
Foto: Reprodução
A Jornada Mundial da Juventude está para começar na bela cidade de Rio de Janeiro. E se esperam mais de 2 milhões de participantes vindos de todos os países, próximos e distantes, para estar junto do Papa Francisco. É a primeira viagem internacional do Papa e os nossos líderes políticos não vivem seu melhor momento... O novo contexto social, revelado ultimamente pelas manifestações de rua dos jovens, certamente não passara desapercebido ao bispo de Roma, Papa Francisco.  
Esta convocação do JMJ foi feita, dois anos atrás, pelo saudoso Papa Bento XVI. Ele anunciou também o seu lema: Ide e fazei discípulos entre todas as nações... (Mt 28, 19). Discípulos de Jesus, mesmo sabendo que muitos se afastaram da Igreja, mas não de Deus!
O Papa Bento chamou à JMJ de Madri, AGO/2011, de uma formidável experiência de fraternidade, de encontro com o Senhor, de partilha e de crescimento na fé: uma verdadeira cascata de luz.
E eu me pergunto: e a JMJ de Rio de Janeiro será uma experiência de quê? Experiência de fraternidade e unidade eclesial? Um novo Pentecostes, onde o amor será a linguagem entendida por todos?
Num mundo tão complexo e dividido, tão corrupto e egoísta, os jovens expressaram recentemente sua indignação contra um poder político pouco representativo. Como novos profetas a juventude grita por uma Igreja mais simples e evangélica e uma sociedade mais inclusiva e solidária. Nessas circunstâncias a vinda do Papa ao Brasil emociona!
É só aguardar para conferir!

Um comentário:

  1. E espero sarar de um forte resfriado para estar orando com ele, por ele e pela JMJ, em Aparecida.
    Isso, se a arbitrariedade não boicotar!

    ResponderExcluir