Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?... (Mt 12, 48)

Eu gosto do absurdo divino dos gestos...
A mãe é figura paradigmática nos relacionamentos infantis e na mesma identidade de gênero. A `imagem de mãe´ é profundamente internalizada, problematizada, psicanalisada e até deletada... Contudo, ninguém sobrevive sem a `mãe´!

Todos carregamos o DNA dos nossos ancestrais e os pais nos marcam muito mais do que imaginamos. Os irmãos nos socializam e revitalizam por isso, quando desejamos conhecer melhor alguém espontaneamente lhe perguntamos: Quem é sua mãe?... Quem são seus irmãos?... 

Os contemporâneos de Jesus seguiram o mesmo critério, pois queriam situá-lo melhor. Os vizinhos conheciam José, o carpinteiro/pedreiro e Maria que de manhãzinha ia buscar água na fonte de todos. Num lugar pequeno as pessoas se conhecem melhor do que gostariam!... Alguns até diziam que essa família era da linhagem do Rei Davi!... Jesus, sabedor dessas e outras questões, abriu o horizonte pequeno de sua família: quem ouve a Palavra de Deus e a pratica, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe!... (Lc 8, 21) 

Ouvir e praticar... Quantos ouvem `outras´ palavras e as seguem! Ouvir a Palavra e praticá-la é fazer a vontade de Deus e ter a coragem de ser si mesmo, sem máscaras nem mentiras e sem outras manias de grandeza. Somos o que somos, mas sempre irmãos de Jesus e da família de Deus! 

Conheço pessoas que usam muitas máscaras para sobreviver! São realmente uns artistas, enganadores de si e dos outros... Eles se disfarçam para ganhar simpatias, dominar seus semelhantes ou mesmo para não perder o próprio emprego ou manter, às duras penas, o próprio casamento. 

Representam mais do que podem! É isso, além de perigoso é preconceituoso... 
Hoje, quem sabe, as perguntas que fazemos podem ser mais diretas e impertinentes: O que você faz?... Quanto você ganha?... Quem não ama nunca estará satisfeito com as respostas! 

Quais são as suas perguntas?

2 comentários:

  1. Bom padre,aqui é o guilherme que pela qual hoje teve a oportunidade de servi cm o senhor hj na paroquia santissima trindade,bem achei ótimo esse artigo do senhor me toco muito kkk já estou ansioso para o artigo de amanhã.(https://www.facebook.com/guilherme.tadeu.1) é ta aqui meu face pra comunicarmos melhor,vale a pena ler esse artigos do senhor.(Guilherme Campos)

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Padre! Eu faço pouco, muito pouco mesmo. Agora, se o senhor conhece a Deus, deveria conhecer-me também, porque quem conhece a Deus verdadeiramente, também sabe reconhecer um irmão no meio da multidão e sabe ler nas "entrelinhas". Eu ganho muito, muito, muito em experiência de vida, quando me permito aprender com almas humanas...Infelizmente nem tanto pela audição, mais pelas aparências,nos deixamos mesmo enganar pelos lobos com pele de cordeiro, mas ninguém consegue se ocultar tão bem por muito tempo.Se quer saber melhor sobre alguém, investigue, mas investigue você mesmo, não se deixe levar pelos olhos do mundo e nem por palavras soltas aos ventos.Continuo acreditando na justiça Divina, e que um dia tudo será melhor esclarecido.Aí nesse dia, muitos se felicitarão pelos progressos alcançados ou chorarão lágrimas de sangue, por não ter aceito ou ajudado um irmão (ã). Renuncia nem sempre é abandono, ou é?

    ResponderExcluir