Felicidade sem fim...

Não gosto de palavras nem de gestos acostumados...
As Bem-aventuranças do Evangelho são geniais, pois apresenta um projeto de realização total, pessoal e comunitário. São nove promessas de felicidade plena para todos, independentemente de sua raça, religião ou cultura!

Mas, num mundo tão competitivo e individualista como o nosso, poucos acreditam nos grandes sonhos e até desconfiamos da nossa própria e pequena sombra. Os relacionamentos permanentes nos cansam e a profissão que exercemos suga e estressa. Somos uma geração líquida e enfastiada! Onde estão os bem-aventurados? Cadê a felicidade?

Desde pequenos sonhamos com a felicidade e a vislumbramos por momentos, mas logo escapa e ficamos frustrados. Diga, você é realmente feliz? Não há aplausos que durem para sempre nem vaias que sejam eternas... Mas, como conviver com umas e outras sem desencantar?

Curioso, eu que valorizo tanto a religião, percebo que nenhuma das bem-aventuranças está relacionada com a prática dela! Então, o quê fazer?   

Jesus não promulgou mandamentos; ele simplesmente anunciou bem-aventuranças. Qual a diferença? A Lei põe o ser humano diante de suas próprias forças e pede-lhe que as use até o máximo; o Evangelho situa o ser humano diante do dom de Deus e pede-lhe que converta verdadeiramente esse dom inefável em fundamento de sua vida...” (J. Jeremias).

Os mandatos e as proibições tem cada vez menos força para modificar a vida das pessoas. A proposta da felicidade contém em si uma busca sem limites.

É feliz quem busca sem descanso o bem dos outros! E eu conheço pessoas assim!

5 comentários:

  1. Ótimo texto Ramón......realmente, a felicidade requer autenticidade de quem a procura. Grande abraço!! Rubens.

    ResponderExcluir
  2. Pe. Ramón, eu também conheço, muitas, engajadas em grandes e pequenas obras do cotidiano. A doação autêntica de si mesmo, é a certeza da felicidade encontrada. Podemos até perdê-la por alguns lapsos da vida, mas, não podemos desanimar e voltar a reencontra-la, na certeza de que ela está onde Deus também está.

    ResponderExcluir
  3. Felicidade...questão eterna de homens de todos os tempos. Coisa tão simples e ao mesmo tempo tão difícil!

    Almejamos uma sensação de prazer e satisfação que dure para sempre, pensando que isso é felicidade. É por aí que a gente se engana.
    Existem pessoas felizes com suas dores, carências, necessidades, perseguições...a diferença é que elas sempre vêem um sentido nisso tudo. A vida não precisa ser uma festa para que a felicidade seja nossa companheira.

    Creio que bem aventurança seja isso: ter um sentido para viver, sofrer, se alegrar, esperar, amar....

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo texto Sr. Ramon!
    Abraço Fraternal
    Thiago

    ResponderExcluir
  5. Acho que as pessoas tentam não se questionar se estão realmente felizes, porque se não estiverem vai dar muito trabalho para mudar tudo na vida...

    ResponderExcluir