Faltam profetas na Igreja...

O Papa Francisco não para de nos surpreender positivamente. Na homilia de sua missa quotidiana, 16/DEZ, na Casa Santa Marta, antepôs o clericalismo à profecia: Se falta a profecia na Igreja, falta também Deus e então começará a predominar o clericalismo. Mais claro, água! 

Nos anos pós-conciliares surgiram por toda parte profetas maravilhosos, corajosos e inteligentes, mas logo os silenciaram. Eram bispos, pastores, teólogos, religiosos e religiosas... que escutavam a palavra de Deus e a transmitiam com entusiasmo ao povo. Nós os vimos e ouvimos! Foram tempos exultantes e vigorosos. Mas logo, essas  pessoas foram caladas, depostas, transferidas e silenciadas por aqueles que tudo controlavam. Lembro o livro do Pe. Libânio percebendo o que então acontecia: A volta à grande disciplina... Era o ano de 1983! Inverno eclesial! 

E agora, trinta anos depois, o mesmo Papa Francisco diz que sem profetas a Igreja entra no legalismo, no clericalismo e eu acrescentaria também no puxa-saquismo! Nada disso é Evangelho! 

E o Papa acabou com esta oração: Senhor, que não faltem profetas no teu povo! Livrai-nos do clericalismo e ajudai-nos com o espírito profético! 

Amém?

É a primavera eclesial chegando.  Parece que Deus começou a nos enviar novos profetas e o Papa Francisco é o primeiro! Aliás, hoje é o seu aniversário: Parabéns santo Padre!

Um comentário:

  1. Pe. J, Ramón, bom dia! Questão de ponto de vista.Muito mais que "puxa-saquismo", o que mata o Verbo, são as traições,invejas e o ciúmes. Saber reconhecer e agradecer os talentos que alguém possua, é uma questão de justiça, discernimento, e isso é dom do Espírito Santo.independente da face ou do cargo que exerça, o importante são as obras que as mãos operam em prol do bem comum. Assim como o Padre, soube reconhecer nosso Papa Francisco dentre outros de nossos tempos,como o primeiro Profeta que veio para bem nos evangelizar,direcionar e esclarecer, orar conosco! Deus abençoe os dons e talentos provenientes do Espírito Santo! Peçamos à Virgem Maria, que interceda por nós junto a Deus e a Seu Filho Jesus, concedendo-nos no ano vindouro, e nesse Natal, a graça de recebermos os divinos dons, apesar de nossa indignidade, de nossa miséria humana . Eu por exemplo escrevo e peço o que me dá vontade, a minha forma de ver o mundo e encara-lo de frente,e não me importo, se pessoas acham que estou querendo aparecer ou sou dura na forma de escrever às vezes, prefiro que pensem assim, do que me julguem omissa, uma rebelada que não sou...Nas Escrituras, o próprio Jesus quem nos recomenda: "Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto" (Mt VII, 7s).

    ResponderExcluir