Bispo emérito de Roma?

Um ano atrás, Bento XVI aparecia no meios de comunicação como `Papa emérito´. Confesso que desde o início esse título me incomodou e até me pareceu um acinte ao Papa Francisco. Como a Igreja pode ter “dois pais”, um trabalhando e outro em casa, rezando? me perguntava.

O título de Papa, pai de todos, foi dado ao bispo de Roma e uma vez que este renunciava, deveria ser bispo emérito de Roma, como acontece com todos os outros bispos do mundo. Ser Papa não é um sacramento que imprima caráter, mas um serviço à Igreja de Deus... Manter o nome (Bento XVI) e o hábito branco (próprio do Papa) é fazer do carisma um título honorífico esvaziando o seu sentido eclesial mais profundo. Eu tinha todas as razões `contra´ o novo título de Bento XVI!

Esta situação de “dois Papas” até pareceu-me uma anomalia teológica e canônica e um casuísmo inventado para controlar o novo Papa escolhido. É como ter um fantasma no palácio para assustar os seus moradores quando for necessário...

Nas instituições civis há presidentes e reitores eméritos, mas entre vós não deve ser assim! Os carismas na Igreja são serviços e não títulos honoríficos.

Na época da renúncia de Bento XVI, um ano atrás, a revista Civiltà Cattolica, publicou um artigo do ilustre canonista jesuíta G. Ghirlanda, que expressava opinião semelhante. Depois, o porta-voz oficial do Vaticano apresentou a tese contrária e prevalece até hoje, a do Papa emérito.

Bento XVI, após sua renuncia, soube se manter discreto e escondido, mas será que não seria melhor chama-lo de `bispo emérito de Roma´?

E você, o que acha?


18 comentários:

  1. Gosto da maneira em que nos provoca a refletir e tirar nossas proprias conclusoes, respeitando sempre a opiniao de cada leitor e contribuindo com nosso crescimento geral do conhecimento seja qualquer o assunto. obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Ele renunciou o cargo de papa ou o carisma e vocação ao papado? ele não poderia ser o bispo oficial de roma ou se deixar de ser papa perde o bonus do bispado de roma? se deixa de ser papa? pra que existe um papa? ou melhor pq ele tem q estar em roma? não poderia ser papa na sua propria diocese? as vezes fica parecendo q o catolicismo é um romanismo, não? agora preciso parar de escrever questionamentos pois não quero chegar atraso na missa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixi!!! É muita pergunta que brota com esse artigo, realmente...provoca a pensar!

      Ir. Marcele

      Excluir
  3. A mim também me pareceu estranho. Confesso que fiquei na dúvida de como Bento XVI se vestiria...

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que o senhor fala isso por antipatia a pessoa de Bento XVI, se fosse o contrário aposto que não falaria nada. Para muitos jesuítas o papado começou a existir com Francisco, como se antes a sede estivesse vazia! O senhor é tendencioso, o que me consola é que nosso querido PAPA EMÉRITO é mais humilde que seus críticos ;)

    ResponderExcluir
  5. Suena bastante razonable. Lo que me parece más aventurado es pensar que se le siguió llamando Papa (aunque emérito!) para condicionar la autoridad del nuevo papa, puesto que se decidió cuál sería el tratamiento de Benedicto XVI antes de la proclamación de Francisco, ¿no? En cuanto a si el papado imprime caracter, también pienso que no -el grado máximo del sacerdocio es el obispado, ¿no? pero me fío de ti, que de esas cosas sabes!

    ResponderExcluir
  6. Padre preste atenção meu querido. algumas vezes seus questionamentos não coincidem com pensamento apresentado pelo Papa Francisco.
    Seria o mesmo de que dizer para que existe um geral jesuíta se o papa é jesuíta.
    Crítica vazia.
    O senhor tem que voltar a espalhar a misericórdia e compaixão e deixar O Papa Emérito Bento XVI em paz.
    Por toda consideração que tenho pelo senhor.
    Propague o evangelho e os ensinamentos de Inacio de loyola.

    ResponderExcluir
  7. Acho justo... ele fez por merecer! Assumiu a cruz deixada por João Paulo II e o fez com maestria até quando suas forças não mais conseguiram dar conta do serviço com exigia aquele momento. E como bem vemos ele se mantém discreto e atuante pela oração. Eu o amo pela coragem e pelo trabalho que desempenhou durante toda sua vida e agora pela contemplação e pela meditação. Dou glória a Deus por nos ter enviado o Papa, hoje emérito, Bento XVI.

    ResponderExcluir
  8. "Muchas gracias Padre Ramón por la reflexión, claro, fue un impacto la renuncia del Papa Benedicto XVI, generando tener dos Pontífices a la vez, uno "activo" y el otro "pasivo"; dos funciones diferentes por lo demás.

    Creo que esa debe ser la postura de la "jerarquía general" de la Iglesia, y de echo es así, cuando los Pastores se van debilitando en su estado físico y mental.

    El Papa Benedicto XVI es "Pontífice Emérito", "Papa emérito" de toda la iglesia Universal (no obispo emérito, sino universal, de todo el mundo y no sólo de Roma; es mi humilde visión).

    Y qué bendición su humildad y sabiduría, al reconocer su debilidad frente a tan sublime, extenuante y significativa misión de una "Institución divina universal".

    Abrió camino en una Iglesia un tanto cerrada en sí misma, y autosuficiente y un tanto, poco transparente en algunos sectores (cúpula y otros, no todos).

    Muy agradecida. Bendiciones abundantes y fraternas.

    ResponderExcluir
  9. Muito boa a reflexão, Ramon!

    ResponderExcluir
  10. Concordo inteiramente!
    Texto de uma lucidez incrível!
    Acho que Bispo emérito de Roma está de bom tamanho...

    ResponderExcluir
  11. Como não estou por dentro destes assuntos de tão suma importância, prefiro não me pronunciar.A Igreja deve saber o que faz...

    ResponderExcluir
  12. Para muitos (Cardeais, Bispos, padres, religiosos e leigos) que tenazmente o desobedeciam e ridicularizavam, o Papa Bento XVI não deveria nem ser "Bispo Emérito de Roma". Que dirá usar a batina branca ou morar no território do Vaticano. Ficariam muito mais satisfeitos se ele fosse mandado para a...., digo, um Monastério no Irã. São os mesmos que agora, de maneira rigorosa, cobram obediência a Francisco. Dois pesos e duas medidas, motivados por razões ideológicas.

    ResponderExcluir
  13. No Rio de Janeiro, D. Eusébio nunca teve capacidade para se livrar da "sombra" de D. Eugênio, grande Cardeal emérito do Rio de Janeiro. Talvez por isso, seu trabalho em frente a Arquidiocese foi um desastre, afinal comparações são inevitáveis. Agora imaginem se o mesmo acontece no papado? Se Francisco fosse fraco e vivesse sobre ameaça constante da "sombra" de Bento XVI? Não estaríamos em um verdadeiro "inverno" na Igreja? Ainda bem que Francisco tem personalidade para conviver com esta situação e melhor, peito para enfim, implantar o Concílio Vaticano II. Concílio este que João Paulo II matou e Bento XVI enterrou.
    Ainda acrescento minha opinião sobre Bento XVI. Além dos seus escritos (que poderia ter sido escrito como Cardeal), a melhor coisa que ele fez para a Igreja foi renunciar. E foi lamentável sua aparição na criação dos novos Cardeais. Não foi ele mesmo que afirmou que iria se manter longe de tudo? Seria uma tentativa de mostrar o seu poder?
    Afinal, "da cruz não se desce!"

    ResponderExcluir
  14. Eu não tenho a menor dúvida que a história irá fazer justiça ao Papa Bento XVI e, ainda, a Pio XII, um Papa muito caluniado pelos inimigos da Igreja. Só os "aggiornatos", por conveniência, não querem perceber. Deve ser a mesma conveniência que deu ensejo ao Pacto de Metz.

    ResponderExcluir
  15. Se o próprio Bento XVI falou, dias atrás, de "absurdas especulações" sobre a validade da sua renúncia é por que há grupos internos de pressão contra o Papa Francisco apoiados nele... e veste de branco não por "razões práticas, pois não havia outras roupas disponíveis", porque já se passaram muitos meses para se adequar à sua nova posição... Ele é bispo emérito de Roma!

    ResponderExcluir
  16. Reza, medita, lee y escribe, es decir, responde a la correspondencia que recibe, pues es algo parecido con un gobierno paralelo... Peligroso!

    ResponderExcluir
  17. Toda explicação oculta uma intenção...

    Città del Vaticano
    18-2-2014
    Egregio Signore
    Sig. Andrea TORNIELLI
    Via (…)
    (…) MILANO
    Egregio Signor Tornielli,
    Grazie per la Sua lettera del 16 febbraio! Alle Sue tre questioni rispondo così:
    1) Non c’è il minimo dubbio circa la validità della mia rinuncia al ministero petrino. Unica condizione della validità è la piena libertà della decisione. Speculazioni circa la invalidità della rinuncia sono semplicemente assurde.
    2) Il mantenimento dell’abito bianco e del nome Benedetto è una cosa semplicemente pratica. Nel momento della rinuncia non c’erano a disposizione altri vestiti. Del resto porto l’abito bianco in modo chiaramente distinto da quello del Papa. Anche qui si tratta di speculazioni senza il minimo fonda-mento.
    3) Il prof. Küng ha citato letteralmente e correttamente le parole della mia lettera indirizzata a lui.
    Spero di aver risposto in modo chiaro e sufficiente alle Sue domande.
    Suo nel Signore
    Benedetto XVI

    ResponderExcluir