Símbolo da Companhia de Jesus no Brasil...

A.M.D.G = Ad Maiorem Dei Gloriam...
Na logomarca transparecem a história e os valores da instituição, concebidos desde o princípio por Santo Inácio de Loyola (1491-1556) ao optar pelo nome de Jesus, como representação da Companhia.

IHS: A Companhia ostenta o nome de Jesus, pois a ele deve sua origem, seu espírito e sua vida, escreveu Santo Inácio de Loyola. O monograma IHS são as iniciais de Iesus Hominum Salvator, Jesus Salvador da Humanidade.

Sol: Mostra a propagação de Cristo em todos os continentes, e recorda a dimensão missionária da Companhia de Jesus, que desconhece fronteiras. Eu sou a Luz do mundo! (Jo 8,12)

Cruz e Cravos: A Cruz é o símbolo máximo do Cristianismo e os cravos fazem alusão à 3ª semana dos Exercícios Espirituais, à paixão do Senhor que fortalece a adesão ao chamado à bandeira de Cristo, da Segunda Semana.

Trama: É o único elemento incorporado. Mostra que somos um corpo apostólico universal, interligados pela união de corações, amigos no Senhor.

Cor: O degrade de vermelho é a cor institucional e elemento importante para ampliar a percepção de unidade entre o logotipo antigo e o novo.

Companhia de Jesus: Ordem religiosa fundada por Santo Inácio de Loyola e seus companheiros em 1534. Ela tem como lema O Serviço da fé e a promoção da justiça. A Companhia de Jesus está presente em 130 países e no Brasil, desde 1549, onde procura ajudar por meio de 14 colégios, 6 universidades e 94 Centros de Educação Popular Fé e Alegria, paróquias e outras formas de apostolado.

Jesuítas: Um grupo de  estudantes da Universidade de Paris, fizeram os Exercícios Espirituais com Inácio de Loyola e decidiram juntos ajudar os outros na Igreja. Foram aprovados pelo Papa Paulo III, 1540, como Congregação religiosa. Atualmente somos 17.287 (01/JAN/2014) jesuítas, presentes em 123 países. No Brasil, os jesuítas são 547, entre padres, estudantes e irmãos.

Há um número considerável de santos jesuítas (49) e bem-aventurados (137). Os últimos a serem canonizados foram Pe. Pedro Fabro (1506-1546), em 2013, primeiro companheiro de Santo Inácio, e o Pe. José de Anchieta (1534-1597), em 2014, apóstolo do Brasil, ambos pelo Papa Francisco.

Nosso símbolo só faz referência ao Senhor Jesus!


Um comentário:

  1. "Ser Cristo hoy" en medio del mundo, llevando su mensaje de salvación por todo el mundo, hasta que El venga en gloria y majestad a pedirnos cuenta de nuestros actos. Magnánima misión de Jesús a Ignacio y de Ignacio a sus Compañeros de ayer, hoy y...
    Bendiciones abundantes Padre. Me uno humildemente a sus oraciones".

    ResponderExcluir