04/MAI: São José Maria Rubio SJ (1864-1929), apóstolo de Madri...

Deus apareceu cedo na minha vida... 
José Maria nasceu na Espanha. Quem viver verá que este menino será um homem importante para Deus... disse o avô materno. Entrou primeiro no seminário diocesano, onde foi ordenado de presbítero. Peregrinou a Roma e à Terra Santa. Impressionado pelo que viu, ouviu e sentiu começou a repensar sua vocação e, aos 44 anos entrou decidido no noviciado da Companhia de Jesus.

Como jesuíta, Madri foi o seu grande campo de apostolado, sendo procurado por muita pessoas para uma orientação espiritual. Ele vivia o que pregava. Seu lema:  “Fazer o que Deus quer e querer o que Deus faz... Organizou e orientou diversas missões populares em Madri.

O Padre Rubio, como era chamado carinhosamente pelo povo, possuía qualidades humanas e espirituais notáveis. Foi formador de muitos cristãos que depois sofreram o martírio na guerra civil da Espanha.

Debilitado pelo imenso trabalho pastoral realizado pressentiu sua morte e se despediu dos seus amigos dizendo: Senhor, se queres levar-me, estou preparado.... Faleceu vítima de um infarto. Todos, em Madri, tinham consciência de que morrera um santo. Na sua simplicidade transparecia Jesus... 

João Paulo II o canonizou no ano de 2003.

São José Maria Rubio rogai a Deus pelo povo madrilenho e por todos nós!

Uma pergunta: O quê significa para você `ser santo´?

NB. Hoje é também o aniversário do falecimento do meu pai (+1955). Rezemos por ele... 

2 comentários:

  1. Acho que a santidade tem dois lugares bem definidos: o coração e a consciência. O coração que nos leva a ser piedosos, atenciosos e caridosos. A consciência que nos leva a colocar em prática o que o nosso coracão sente...portanto, ser santo é unir o que vai no coração ao que a nossa consciência nos manda fazer de bom para os outros.Somos uma faisca que coloca fogo divino nas outras almas!Lipel.

    ResponderExcluir
  2. Ser santo é fazer a vontade de Deus, guardar e respeitar seus mandamentos e aceitar oque Deus quer.

    ResponderExcluir