Sou mãe de um gay...

A maior riqueza do ser humano é a sua incompletude...
Um dia, uma senhora aflita veio falar comigo...  Sou mãe de um gay... Nunca percebi, até que ele falou comigo: Mãe sou gay!... Foi um choque... Abracei meu filho e chorei! Foi assim que ela começou...

Há pessoas que não parecem ser gays e o são e outras que parecem ser, mas não o são. Evidentemente há aqueles que parecem e também o são. O filho desta senhora universitária e católica praticante tinha essa orientação homo-afetiva e ninguém percebia...

- Mãe, nem a senhora nem o pai tem culpa alguma... Deus me fez assim!

O moço sabia que a doutrina mais popularizada da Bíblia e da Igreja é contra a prática dos atos homossexuais e por isso, a primeira coisa que ele fez foi deixar de lado os tais ensinamentos e se enveredar por tradições religiosas que nada tinham a ver com ele nem com a sua história...

E o tempo passou. Mas, um dia:

Mãe, me ajuda a escolher um presente para o meu namorado?... Fiquei chocada, mas eu lhe disse: Vamos filho!

- Padre, eu amo meu filho assim como ele é... Se a Igreja é contra ele, desculpe, eu ficarei sempre da parte dele!... disse emocionada, e eu admirei tamanho amor e fidelidade. E até pensei: Será que Deus não é como essa mãe? Ele não abandona ninguém!

Lembro das palavras do Pe. Michael Lapsley, SSM, Igreja Anglicana, que na oração de envio na X Assembleia do Conselho Mundial das Igrejas, reunida em 2014, na Coreia do Sul, disse comovido: Hoje desejo dizer a toda a comunidade LGBTI, como cristão e sacerdote, que lamento profundamente a dor que viveram ao longo da história. Tenho um sonho e espero ainda vê-lo realizado: escutar os líderes de nossas grandes tradições religiosas pedir-lhes perdão...  

Acolher o outro como ele deseja ser considerado não é fácil. Quantos dramas gerados e acrescentados em nome de Deus e das nossas fobias!

- Por favor, Senhora, fique na Igreja e evidentemente também com o seu filho!

E você se fosse pai ou mãe de um gay, o que faria? 

32 comentários:

  1. Simples e acolhedor. Parabéns pelo artigo. Patricia Coutinho

    ResponderExcluir
  2. Maravilha como sempre! Concordo em gênero, número e grau. Estou nesta cruzada... (Clarita M.)

    ResponderExcluir
  3. Amém! Direto e reto na direção do AMOR! Que beleza!

    ResponderExcluir
  4. Sou mãe tbm tenho um filho assim,essa história parece muito com a minha,só que meu filho ele não se afastou da igreja,pois todo tipo de informação da forma como a igreja pensa e acolhe as suas diferenças eu faço chegar até a ele ,e tenho a esperança que ele um dia poderá mudar de idéia,e vivenciar uma experiência que ele nunca vivenciou peço que Deus der sempre discernimento em suas decisões.
    Pe. Ramon,não deixa de partilhar ,pois suas cartas são fantásticas e nos ajuda muito.terno abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ONDE ESTA A FE DE VOÇES EM DEUS,ACASO O PODER DA ORAÇAO NAO VALE,SE EU TIVESSE UM FILHO ASSIM EU PEDIRIA QUE NAO TIVESSE CONTATO FISICO OU SEXUAL ,PARA PECAR CONTRA DEUS,SOMENTE POR UM PRAZER MUNDANO,E PERDER A ALMA.DEUS CONDENA E ESTAR NA BIBLIA.DEUS NAO SEI SE FAZ ALGUEM ASSIM E SE FAZ E DEVER DE UM TRATAR SEJA COMO DE EVITAR PECAR.DEUS CONTROLA ATE OS PRAZER SEXUAL SE UM PEDE E IMPLORA EM CONSTANTE ORAÇOES E JEJUM,ATENTAÇAO E MUITA MAIS QUANDO UM REZA MUITO E PEDE A NOSSA MAE SANTISSIMA E ANJOS NADA E IMPOSSIVEL,HOJE AS PESSOAS ACHA QUE DEUS VE TUDO LINDO ,TUDO E PERMITIDO ,UM DEUS BOM,QUE NAO E ATOA QUE ELE DESTRUIU SODOMA E GOMORRA,QUE TRISTE VE UM PADRE PENSA TAO FEIO ASSIM.NAO E ATOA QUE A VIRGEM DIZ QUE MUITO PADRE DEIXARIA DE SER SEU FILHO POR VESTIR COMO QUALQUER SER ,DEPOIS DAR A EUCARISTIA NAS MAOS ,UMA OBRA DO DIABO,E DEPOIS ACHARIA QUE TUDO E NORMAL ,E POUCO A POUCO VAMOS VENDO TAMANHA HIPOCRISIA DE TANTOS PADRE.QUE DEUS TENDE PIEDADE DE NOS!!!

      Excluir
    2. Vergonha é a igreja de um Deus tão onipotente, amado e misericordioso ter um "fiel" como você, que comenta uma coisa dessas em um post que fala sobre o AMOR INCONDICIONAL, inclusive, o amor que Deus tem por nós pecadores. Eu não diria que a senhora tem a "cabeça pequena", diria CORAÇÃO PEQUENO. Acima de tudo Deus enviou seu filho amado para ensinar a esse mundo o AMOR MAIOR, a AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO e a NÃO JULGAR. Filho do diabo é quem se utiliza do nome de Deus (o Amor mais puro e verdadeiro) para disseminar o ódio. Que o MEU DEUS, que com certeza não é o mesmo que o seu, perdoe o seu coração, dê HUMILDADE e misericórdia.

      Excluir
    3. Todos temos nossas "pequenezas", nossas estreitezas... Quanto a elas, sejam quais forem, gosto de lembrar aquela fala de Inocêncio III no clássico de Zefirelli, "Irmão Sol, Irmã Lua": "Meu filho, os erros serão perdoados! Em nossa obsessão pelo pecado original, muitas vezes nos esquecemos da inocência original..."

      Excluir
  5. Caro Pe. O Senhor nesse contexto seria contra a doutrina da Igreja a esse respeito?

    ResponderExcluir
  6. Vale a pena ler a reflexão do Pe. Ramon!
    Tema atual, polêmico e que vai continuar dividindo opiniões. Nem por isso, ao expressar nosso desagrado, necessitamos ofender aqueles que pensam diferente e tem a coragem de tratar o assunto, seja escrevendo, seja estando atento e aberto para acolher, amar e cuidar do humano ferido.
    É uma leitura para quem é capaz de ler com o coração! (Sandra S.)

    ResponderExcluir
  7. Caro Ramón,

    Obrigada por partilhar conosco tão belo gesto de amor. O amor é concreto, é gesto, é cuidado. Esta mãe sabe amar e nos ensina a amar!

    Para quem está preocupado com a doutrina, vejam só o que o Papa Francisco acaba de nos dizer:

    "A Boa Nova de Jesus Cristo tem destinação universal. Seu mandato de caridade alcança todas as dimensões da existência, todas as pessoas, todos os ambientes da convivência e todos os povos. Nada do humano pode lhe parecer estranho!" Papa Francisco na Exortação Apostólica Evaqngelli Gaudium nr. 181, referindo-se ao texto do Episcopado Latinoamericano na Assembléia realizada em Aparecida,SP, em junho de 2007.

    ResponderExcluir
  8. É preciso ser valente... Que Deus lhe dê sempre a valentia do amor, Pe. Ramón.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, Ramon, pela sua postagem corajosa sobre ser mãe de um gay! Um abração. (Pe. L. C.)

    ResponderExcluir
  10. I will ask to him: you really gay or you chose against your nature to be homosexual?... because son my mom taught me not to be a liar by calling things with the wrong name. (C. M. V.)

    ResponderExcluir
  11. Bela reflexão e depoimento muito corajoso... Obrigado pela partilha...

    ResponderExcluir
  12. Sou homossexual, e desde pequena não tive contato com ninguém que fosse ou algo que me induzisse a ser. Passei grande parte da minha vida me culpando pelos meus sentimentos e me punindo por não ser igual aos outros. Procurei Deus desde novinha, cresci em uma família muito católica, sempre pedi perdão pelas minhas diferenças, e misericórdia pelos meus sentimentos. Pedi para que Ele me ajudasse a continuar. Nos momentos mais dolorosos tentava com as minhas próprias mãos acabar com minha vida, e nos dias de menos dor, pedia todas as noites em minhas orações para que Deus me levasse para junto Dele, afinal, eu me sentia um monstro, e pra mim não havia outra forma de viver aqui. Mas foi insistido intensamente na vivência com Ele e entregando minha vida em Suas mãos que recebi o amor mais misericordioso e incondicional. A resposta de que Ele me ama grandiosamente do jeito que eu sou, que o que nos torna uma pessoa boa ou má é o nosso coração, é a forma como colocamos os ensinamentos Dele na nossa vida. Infelizmente o mundo olha o homossexual como uma pessoa ligada apenas ao sexo e a uma vida de perdição. Não é assim! Nada pode ser generalizado. Assim como vários outros homossexuais, EU levo uma vida cristã. Sou prova viva. Sou feliz, sou lésbica e sou amada por Deus.

    Acima de qualquer lei e qualquer dogma está a nossa consciência, e é lá que nos encontramos verdadeiramente com Deus.

    No nosso encontro, Ele sempre me amou do meu jeito.

    Ninguém tem o direito de julgar NENHUMA VIDA, pois só quem vive sabe a dor e a alegria de ser verdadeiro nos dias de hoje.

    Digo com o coração tranquilo e seguro no Seu amor:
    Sou lésbica, sou católica, tenho um relacionamento cristão com outra mulher e Deus nos ama exatamente como somos.

    Fico feliz por ter um padre que, nos dias de hoje, se preocupe mais em disseminar o Amor de Deus incondicional.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Padre Ramon!
    Fico cada dia mais orgulhosa por fazer parte de uma comunidade onde o senhor está. É maravilhoso ver que o Amor de Deus ultrapassa qualquer preconceito humano. Sua coragem em expor um assunto desses para enfatizar o Amor de Deus e ao próximo é cativante. Obrigada pelas sábias palavras e por tentar deixar esse mundo um pouco melhor.

    ResponderExcluir
  14. Padre Ramon, é lindo ver como o nosso Deus é maravilhoso! :)
    Saiba que o senhor está salvando muitas vidas pregando o amor incondicional Dele, o amor ao próximo e o respeito às diferenças.
    Amo o seu trabalho, e tenho certeza que Deus ama ainda mais a forma como você cuida, protege e ajuda as Suas ovelhas.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo trabalho Pe. Ramon.

    ResponderExcluir
  16. Algumas pessoas se enfurecem! São os "profetas da catástrofe", contra os quais o Papa João XXIII nos alertou. No mundo, não faltam neuras que aprisionam as pessoas.
    O caminho é esse mesmo, meu caro. Boa sorte, e que os anjos lhe protejam!

    ResponderExcluir
  17. Excelente reflexão Pe. Ramon. Continue com essa missão de acolher aqueles que a sociedade exclui. Não podemos deixar que a hipocrisia afaste as pessoas de Deus.

    ResponderExcluir
  18. Se há lugar para gays, recasados, muçulmanos, maçons, ateus, etc. por que não há lugar para os conservadores? Ou para os verdadeiramente humildes Franciscanos da Imaculada, cruelmente perseguidos? Eles, alias, nem sao tradicionalistas.

    ResponderExcluir
  19. Parabéns Padre Ramon pela publicação do texto! Jesus acolhia a todos. Pq nós fazemos isso então?

    ResponderExcluir
  20. Tenho um vinculo muito forte, como senhor percebe, com a igreja católica. Acompanho seu blog e gostaria de agradecer de todo coração pelo que o senhor escreveu: Sou mãe de um gay... Ser gay assumida é difícil, ser católica assumida tbm é difícil e vincular os preconceitos que cada uma dessas marcas minhas sofrem (e até cometem) é um desafio. Obrigada pelas palavras, pelo respeito, pela compreensão e pela acolhida.

    Me sinto mais amada por Deus depois desse post.

    Uma boa tarde, padre! Que alguém ilumine a sua vida como o senhor iluminou a minha...

    ResponderExcluir
  21. Pois e...Nao uma questão simplista!Fiquei "assustado" com o numero de postagens!A paz que a gente precisa passa pela discussão da sexualidade!E tive a "sorte" de conhecer o Pe Ramón onde e possivel debater "quase tudo"!Existe um "caminho estreito" difícil de percorrer para se chegar ao ideal de "família"perfeita!Isto pode incluir os que não são incluídos!E que tal o Pe falar de sexo "antes" do casamento para os heterossexuais?E tanto no que o pequeno texto ja foi de uma coragem enorme!Parabens abracos

    ResponderExcluir
  22. Obrigado por lembrar o Reverendo Alan Michael Lapsley SSM, que foi um profeta dos nossos tempos

    ResponderExcluir
  23. O critério de Jesus foi sempre o amor. "nisso vocês serão conhecidos como meus discípulos, se se amarem uns aos outros". O preconceito estreita o olhar e o sentimento. Reduz o amor ao sexo, pior que isso, ao ato sexual, quando ele é apenas uma (e nem é a melhor) das expressões possíveis do amar e ser amado.
    Há pessoas que só de ouvir a palavra 'amor' já enchem a cabeça de óvulos e espermatozoides. Em geral, são aquelas muito reprimidas e castradas pelas culpas de uma educação familiar e religiosa deformada e opressiva.
    Incapazes de lidar com seus próprios demônios, acabam demonizando os outros.
    "Quem sou eu para julgar", foi a expressão espontânea do Papa Francisco.
    Diria mais: quando se trata de amar e ser amado, há algo a ser julgado?
    "Ama e faze o que quiseres", nos ensinou Agostinho. "Em tudo, amar e servir", acrescentou Inácio de Loyola. Não se trata de libertinagem. Essa que fique na cabeça estreita e limitada dos preconceituosos, trata-se de amor que liberta e conduz ao Magis.

    ResponderExcluir
  24. Se não é neopaganismo, isso é uma bela de uma heresia. O que vejo aqui é caridade sem verdade...Esse padre pega a parte que lhe interessa da Bíblia e depois, rejeita a doutrina verdadeira da Igreja para, por fim, causar confusão. Vê-se nitidamente que é um bonista que perdeu a fé... e vive parasitando a igreja e espalhando seu veneno herético. Saia da Igreja padre, pois o senhor não tem mais fé.. Vou rezar para o senhor para que se converta e pare de criar intriga, espalhando dúvida e falas esperanças de mudança entre os fiéis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus repete, insiste e não se cansa...
      Mais um dia, mais uma vez, de novo ele nos lembra do próximo, do amor, do respeito. Veja estas palavras ditas por ele:
      “Sejam misericordiosos como o Pai de vocês é misericordioso.
      Não julguem, e vocês não serão julgados.
      Não condenem, e vocês não serão condenados.
      Perdoem, e vocês serão perdoados.
      Deem, e será dado a vocês, e uma boa medida lhes será oferecida.
      Porque com a mesma medida com que medirem os outros, vocês também serão medidos”.
      Então... que a gente também insista, repita, não se canse.
      Que a gente tente a cada dia, de novo, sem desanimar, trazer o amor e o respeito para o centro da vida... Amém!

      Excluir
  25. Se a nossa fé só serve para "acolher e amar" a quem vive numa condição claramente contrária à vontade de Deus, então para que serve essa fé? Para ser conivente com a desordem? Para dizer ao pecador: continue assim? Se for para viver dando os parabéns para que resolveu ser gay, então tá tudo acabodo. Será que Jesus deu os parabéns para a mulher adultera? Não.Ele disse a ela: vá e não peques mais.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo;Será que Jesus deu os Parabéns a todo pecador?Estou muito confuso!!!!!

    ResponderExcluir
  27. perfiro q meu filho me matasse antes de dizer ser gay ! seria menos doido

    ResponderExcluir