Copa do mundo desanimada?

Falo sem desagero...
Acabo de ler o artigo de M. Reale Jr, no Estadão (7/JUN): Copa e desalento, mas discordo. É verdade que as nossas macelas, até então escondidas, vieram de repente à tona. A melhoria econômica evidente, mas ainda não consolidada, fez o povo mais exigente. Percebemos que é impossível viver e conviver com o faz de conta e o tampar o sol com a peneira... e que a alegria do esporte não pode ser apenas privilégio de minorias.

Reale Jr. aponta um desalento no país, às vésperas do grande evento da Copa do mundo. Greves e manifestações populares aproveitam-se do horizonte mundial para adquirir ganhos econômicos para suas categorias. Na era digital tudo se sabe e se espalha.

O Brasil melhorou sensivelmente, mas ainda há muito por fazer. Insegurança generalizada, descrédito e fragilidade das instituições intermediárias, corrupção, crime organizado, impunidade... acabaram colocando a FIFA no banco dos réus e o governo à luz do dia. O povo está descontente com o modo prepotente e nada cortês dos dirigentes desse organismo mundial. Esbanjou-se muito em benefício de poucos.

Ah! Se o governo também tivesse construído magníficos hospitais e escolas nas 12 cidades sedes da Copa! O problema não está no que foi feito, mas no que ainda não fizeram! Podemos estar desanimados com o governo, mas não com a seleção! Não misturemos alhos com bugalhos!

Estamos às vésperas de mais um grande evento mundial no Brasil e o país dará, como sempre, um show de eficiência, confraternização e beleza. Mas, por favor, não transformem esta festa popular em repressão policial!

E você, o que acha do clima popular às vésperas do mundial?


3 comentários:

  1. Acredito no espirito do futebol, mas o que a FIFA fez transformar o jogo em um "negocio da china", aonde todos estao querendo tirar proveito... (J.M)

    ResponderExcluir
  2. "Padre, siento que este tipo de actos, sólo significa el beneficio de unos pocos en desmedro de la gran Mayoría. Un absurdo, andar detrás de una pelota. Creo que hay muchas otras cosas de qué preocuparse, y más valiosas". Bendiciones fraternas.

    ResponderExcluir
  3. Muito triste!... (P. G)

    ResponderExcluir