1º Dia, 1º Exercício: Viver plenamente...

Ânimo e generosidade...
Queremos viver com Jesus para viver mais plenamente e assim ser fonte de vida para nossos irmãos.

GRAÇA: Ter um grande desejo de me exercitar nestes dias de retiro para ficar a sós com Jesus, para conhecê-lo experimentalmente. Ter grande ânimo e generosidade para com meu Criador e Senhor, oferecendo-lhe todo meu querer e liberdade. Ter grande esperança neste retiro, nesses dias de procura de um encontro surpreendente e enriquecedor com o Pai, o Filho e o Espírito Santo...

MATÉRIA: Queremos fazer EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS (EE) que nos preparam e nos dispõem para arrumar a nossa vida, afastando as afeições e desejos desordenados. Queremos encontrar a amorosa vontade de Deus que nos convida a compartilhar nossa vida com sua vida e sua missão.

Deus age em nós e deseja se comunicar intimamente conosco. Não somos órfãos de Deus-Pai. Podemos nos preparar e nos dispor para captar e secundar a ação de Deus em nós. Sozinhos não podemos nada! Somos inteiramente obra dele e, por sua vez, respeitando a nossa liberdade, condiciona seus projetos à nossa livre adesão.

Os EE são uma caminhada pessoal em busca do melhor de nós mesmos. São um tempo de descobertas e de surpresas, de agitações interiores e de vitórias, de perturbações e de alegrias profundas que só Deus pode dar.

O papel do que dá os EE é o de facilitar o encontro do exercitante com Deus e ser testemunha reverente desse encontro. O diálogo sincero de quem faz os EE com quem o acompanha é fundamental. Não é necessário que orientador conheça muito o exercitante, contudo é importante que o exercitante o coloque a par das moções (inspirações, tentações, estados de espírito...) que lhe ocorrem durante os EE, para que lhe possa dar a ajuda adequada. Em alguns casos pode ser oportuna alguma informação sobre a situação em que se encontra o exercitante ao começar os EE (desejo de conversão, discernimento, maior sentido de vida. etc...)

Supõe-se que você deseja fazer realmente a experiência dos EE e entrar neles com ânimo e generosidade. Nos EE a atividade principal é a oração pessoal.

O livrinho dos EE de Santo Inácio é a expressão de uma experiência: a de Inácio. Essa experiência supera o próprio texto. Quem dá os EE ajuda o exercitante a fazer sua própria experiência impulsionado pela luz e força do Espírito Santo.

Tantas vezes nos sentimos tristes, confusos, divididos interiormente, fracos. Quem nos libertará de nossa fraqueza? Quem vai tirar o vazio, a maldade que está em nós e ao redor de todos nós?

Hoje em meio a tanta confusão e mentira, queremos saber onde está a vida e a verdade! Queremos sentir a presença e agir com Alguém que dá sentido à nossa vida... Para aonde o Senhor Ressuscitado está me movendo ou atraindo ultimamente? Estou livre e disponível, me entregando a ele?

O retiro é sempre uma oportunidade privilegiada de nos encontrar com Deus... Sempre há uma Palavra dele esperando uma resposta ou uma palavra de Amor que Ele nos quer revelar...

Os EE de Santo Inácio são uma experiência de um singular encontro com Deus e que permite conhecer sua vontade a nosso respeito. Vontade amorosa e criadora, fonte e sustento de toda a nossa existência. Encontro libertador, pois nos livra das nossas incapacidades, temores, loucuras e veleidades. Livres para procurar e encontrar Deus amorosamente, movendo nossa vontade para participa, mais plenamente, do dom da sua vida-missão. Os EE proporcionam cura e libertação, mudança e melhor qualidade de vida.

Não se trata, portanto, de falar sobre Deus, mas de falar com Deus. Por isso, algumas leituras que em outras oportunidades podem ser muito úteis e enriquecedoras, nos EE seriam antes um estorvo e uma evasão. Igualmente, o diálogo com outras pessoas facilmente produz, nos EE, interferências ou distorções no seu encontro pessoal com Deus. O que sacia e satisfaz não é o muito saber, mas o sentir e saborear as coisas internamente... (EE 2).

Nem se trata de ouvir as palestras de um pregador – por mais amenas, profundas ou iluminadoras que sejam - mas, sim  escutar interiormente a Palavra do Senhor, percebendo a sua presença transformadora. A partir da Revelação exterior e objetiva (Sagrada Escritura, Magistério da Igreja, acontecimentos, natureza) se procura chegar à revelação interior e subjetiva na qual Deus ilumina pessoal e concretamente nossa relação com Ele e nossa visão de nós mesmos e do mundo.

Estamos diante de um fato: Deus age diretamente em nós, nos move e nos atrai, respeitando totalmente a nossa liberdade. Podemos captar essa ação dele em nós e aderir a ela. Então seremos livres e realizaremos o amoroso sonho de Deus a nosso respeito. Como criaturas dependemos totalmente de Deus, mas Ele respeita amorosamente a nossa liberdade e condiciona a realização dos seus desejos à nossa livre adesão.

Deus guiou Moisés através do deserto até sua presença ardente, que lhe indicaria sua missão libertadora. Preparemo-nos para entrarmos no deserto em busca do encontro com o Senhor.

Textos:
·         Ap 3,14-22: Eis que estou, em pé, à porta e bato...
  • Ex 3,1-6: Vou chegar mais perto e ver...
  • Is 41,8-20: Não fiques apavorado, eu te ajudo.
  • Is 43,1-21: Não temas porque eu te resgatei.
  • Jo 1,19-39: Rabi, onde moras?
  • Jo 3,22-36: Que Ele cresça e eu diminua...
  • Mt 6,5-13: Entre no quarto... O Pai que vê escondido...
  • Sl 25 (24): 27 (26); 63 (62) Como a terra seca do sertão...
  • Sl 41/42; 42/43: Como um animal sedento...
Colóquio: Senhor, Tu nos fizestes para ti e o nosso coração não descansa até não te encontrar... (Santo Agostinho)

Escreva no seu caderno de vida: Como se sentiu? Apelos surgidos? Dificuldades encontradas?


2 comentários:

  1. Obrigada pelo texto e pelo roteiro de oração bíblica. Estímulos para minha união com o Senhor no dia a dia.

    ResponderExcluir
  2. Fantástica essa iniciativa do roteiro de orações semanais. Muito obrigado por essa orientação e por suas reflexões...

    ResponderExcluir