02/AGO: São Pedro Fabro sj (1506 - 1546)...

Três amigos da universidade de Paris, três apóstolos, três santos...
Pedro Fabro, primeiro e muito querido companheiro de Inácio de Loiola, viveu apenas quarenta anos. A primeira metade da vida foi na sua terra, a Sabóia dos Alpes, no seio de uma família rural pobre e muito cristã. A segunda parte, como missionário jesuíta evangelizando a Europa e orientando Exercícios Espirituais.

Ajudado por um tio sacerdote, Pedro Fabro veio estudar na Universidade da Sorbone, em Paris, e na pensão onde também estava Francisco Xavier, 19 anos, e futuro santo. Lembrando tempos passados, Fabro dizia: tínhamos o mesmo quarto, a mesma mesa e a mesma bolsa de dinheiro. Inácio acabou por ser meu mestre em matéria espiritual...

Ordenado sacerdote, Fabro fez os Exercícios Espirituais sob a orientação de Inácio de Loyola. Como padre, foi quem celebrou a missa em Montmartre/Paris, 15/AGO/1534, quando Inácio de Loyola, Francisco Xavier, Afonso Salmerón, Diego Laynez, Nicolau de Bobadilla (espanhóis), Simão Rodrigues (português) e ele mesmo fizeram votos de pobreza e castidade, colocando assim os alicerces da futura Companhia de Jesus.

Os últimos dez anos de Fabro foram de intenso serviço apostólico, percorrendo a cavalo ou a pé Itália, Alemanha, Espanha, Bélgica, Portugal... Por onde passava, pregava, confessava, orientava espiritualmente e dava os Exercícios Espirituais... atento sempre às moções do Espírito de Deus. Fabro foi certamente o grande missionário da Europa, assim como Xavier o será na Índia e Anchieta no Brasil. Pedro Fabro era um homem encantador e mestre nas coisas do Espírito!

Se Cristo se entrega a mim todos os dias na Eucaristia, não deverei eu me entregar a Cristo e a todas as pessoas, boas e más, conversando, trabalhando, abrindo-me todo a todos? 

Foi uma pessoa profundamente comprometida e contemplativa. Seu companheiro Simão Rodrigues, assim o definia: Tinha uma doçura alegre e uma cordialidade que nunca encontrei em ninguém. Entrava, não sei como, na intimidade dos outros, atuava pouco a pouco sobre os corações, e tão bem que pelo seu modo de proceder e o encanto da sua palavra, os levava ao amor de Deus...

Segundo o próprio Santo Inácio era quem melhor dava os Exercícios Espirituais.

Fabro foi eleito delegado para o Concilio de Trento (1546-1563), mas morreu em Roma, quando já estava quase a caminho...

O Papa Pio IX o declarou bem-aventurado, em 1872, e o Papa Francisco o declarou santo em dezembro de 2013...

Pedro Fabro, primeiro companheiro de Santo Inácio, rogai a Deus por todos os missionários...


Uma pergunta: O que você faz por Cristo e pelos outros?

5 comentários:

  1. ei amigo,
    Viva Fabro. Além de tudo que você escreve há uma coisa nele que me encanta particularmente. A primeira é a sua confiança em Deus. Quando ia para uma missão importante , diz a história, que ele rezava para que os anjos da guarda fossem adiante dele para fazer com que o coração das pessoas com quem deveria interagir se abrissem.
    Mesmo que para nós, inacianos, seja santo como seu pai espiritual Inácio, parece que para a Igreja ele não o é porque os documentos que comprovavam sua santidade se perderam com a supressão dos jesuítas e assim, oficialmente ele permanece apenas beato, né?
    abraços e mais uma vez, viva São Pedro Fabro!

    ResponderExcluir
  2. Olá Pe. Ramon, fui apresentada ao Beato Pedro Fabro, num retiro com Pe. Fernandez.... e com isso fiquei admirando esse santo. Muito bom, saber mais dele através seus escritos e tb do Fernando.
    abraçosssssss

    ResponderExcluir
  3. Pe.Ramon, Que a exemplo desses três amigos tenhamos: Coragem, Audácia e Sabedoria própria dos Santos.E veja a profundidade dessa fala:"Se Cristo se entrega a mim todos os dias na Eucaristia, não deverei eu me entregar a Cristo e a todas as pessoas, boas e más, conversando, trabalhando, abrindo-me todo a todos?" Sou grata por essa partilha tão rica.Sandra Márcia

    ResponderExcluir
  4. Bom conhecer melhor o Beato Pedro Fabro.
    Abraço,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. Um santo parecido com o Papa Francisco...

    ResponderExcluir