2º Dia, 2º Exercício: Em tudo, amar e servir...

Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do universo...
Quais as imagens que temos de Deus?... Os ateus o negam, os agnósticos o ignoram, os cristãos o confessam. Mas, como o confessamos?

No primeiro milênio Deus era tudo e o homem quase nada; no segundo milênio os papeis mudaram: O homem era tudo e Deus quase nada. No terceiro milênio recém-iniciado, Deus e o homem não são competidores, mas parceiros... 

Buscamos sempre um sentido, para não cair no vazio da insensatezNessas circunstâncias complexas da vida, Deus Pai põe à nossa disposição tudo e nos convida a sermos seus parceiros no projeto da Criação: tudo para a vida do ser humano à caminho da casa do pai...

Confiemos amorosa e irrestritamente no Senhor que nos ama tão gratuitamente e nos chama para participar do seu projeto de amor.

Entregue ao Senhor Jesus, comprometidamente, a sua vida na realização do seu projeto de amor. Sinta-se livre, colocando-se positivamente a serviço. Não esteja preso nem condicionado a nada, mas sempre disponível escolhendo o que mais conduz para o fim que fui criado... Confiando nele e servindo-o, use as coisas criadas tanto quanto o ajudam, e se afaste delas quando o atrapalham.

Somos parceiros de Deus na construção de um mundo reflexo da Casa do Pai. Ele põe tudo à nossa disposição. Acerto na vida quando me coloco a serviço e realizo a vontade de Deus: Que todos tenham vida e vida plena!
Não tenho medo de nada, pois somos filhos do dono. Nosso Deus e Criador é também o criador de tudo: das maravilhas espalhadas pelo planeta Terra e dos espaços siderais. Do macrocosmo e do microcosmo Ele é o Senhor!

O projeto de Deus responde a todas as exigências ecológicas e de desenvolvimento sustentável. Não vamos ficar presos a nenhuma criatura e parados no meio do caminho. Queremos ser livres para servir ao maravilhoso projeto de Deus: Vida plena para todos os humanos a caminho da casa de Deus-pai.

Somos responsáveis pela nossa história e também pela história da humanidade. Nada de fatalismos! Deus respeita nossa liberdade, por isso a realização do seu amoroso projeto de vida para todos depende da nossa adesão.

Não há limites em Deus! Vou procurar sempre manifestar mais as maravilhas de Deus que ele quer nos comunicar. Com ele tudo; fora dele nada! Quero colaborar com ele para que tudo seja para sua maior glória.

Deus nos chama para sermos filhos e sócios na construção do mundo. Ele põe tudo à nossa disposição... Seria loucura e enorme ingratidão dizer não a Deus, abusar dos seus dons, enveredar por descaminhos arruinando a obra da criação e até a nós mesmos.

Deus é parceiro! Que maravilha quando concordamos e trabalhamos juntos. Que horror se tomamos presunçosamente iniciativas independentes e contrarias ao plano de Deus. Somos feitos para agir como parceiros de Deus; não somos rivais ou concorrentes.

Imaginar um belo planejamento de uma firma... Que loucura seria se um dos sócios enveredasse arbitrariamente por suas aventuras egoístas e autorreferenciais. É loucura desvairada e consumada presunção desconfiar de Deus ou negar o meu sim ao seu convite. Como buscar a felicidade pelos próprios caminhos sem entrar em comunhão com ele e com os outros! Não somos pelagianos (Pelágio, 350 a 423, defendia que não precisamos da graça para fazer o bem). Somos colaboradores na obra do Senhor.

"Para sabermos se conhecemos a Deus, basta ver se cumprimos os seus mandamentos. Quem diz conhecer a Deus, mas não cumpre os seus mandamentos, é mentiroso, e a Verdade não está nele. Por outro lado, o amor de Deus se realiza em quem observa a Palavra de Deus." (1 Jo 3-5)

Textos para orar:
  • Dt 30, 15-20Ponho diante de você a vida e a morte...
  • Mt 11, 28-30Venham a mim todos vocês que estão cansados...
  • Mt 7, 24-27Construir sobre a rocha...
  • Sl 15/16: O Senhor é a parte da minha herança...
  • Sl 138/139: Conduzi-me pelos caminhos da eternidade...
  • Jo 1, 1-18Filhos no Filho, Senhor de todas as coisas e acontecimentos.
  • 1Cor 3, 9-17: Jesus, único fundamento.
  • Mt 5, 13-16Sal da Terra, luz do mundo...
  • Mt 6, 19-34Ajuntem riquezas no céu...
  • Lc 12, 22-34Observem os lírios do campo... Quanto mais ele fará por vocês...
Finalize sempre sua oração com um colóquio de amizade: "Deus de nossos Pais, e Senhor da misericórdia, que todas as coisas criastes pela vossa palavra, e que, por vossa sabedoria, formastes o homem para ser o senhor de todas as vossas criaturas... Dai-me a sabedoria que partilha o vosso trono... "  (Sab 9, 1-4)

PRINCÍPIO E FUNDAMENTO: "O ser humano é criado para louvar, reverenciar e servir a Deus Nosso Senhor e, assim, salvar-se. 

As outras coisas sobre a face da terra são criadas para o ser humano e para o ajudarem a atingir o fim para o qual é criado. Daí se segue que o ele deve usar das coisas tanto quanto o ajudam para atingir o seu fim, e deve privar-se delas tanto quanto o impedem

Por isso, é necessário fazer-nos indiferentes a todas as coisas criadas, em tudo o que é permitido à nossa livre vontade e não lhe é proibido, de tal maneira que, da nossa parte, não queiramos mais saúde que enfermidade, riqueza que pobreza, honra que desonra, vida longa que vida breve, e assim por diante em tudo o mais, desejando e escolhendo somente aquilo que mais nos conduz ao fim para o qual somos criados(EE 23).


Escreva no seu caderno de vida: Como se sentiu? Apelos surgidos? Dificuldades encontradas?

Um comentário: