A Mística escondida...

Tu és um Deus escondido... 
O homem moderno, filho de tantas rupturas exteriores e interiores, é um ser fragmentado. Dividido nas suas experiências, mas ao mesmo tempo deslumbrado pelo que vê e sente. Essas descobertas exteriores e interiores o colocam, quase que imperceptivelmente, no umbral do religioso. Encontramos Deus no fundo das nossas limitações!

A busca da própria felicidade, o relativismo das normas e o subjetivismo são características da pós-modernidade, que se traduz numa mentalidade mágico-utilitarista do sagrado, em auto-satisfação individual e no desejo descomprometido de estar com os outros. Busca-se o sagrado, as coisas de Deus, mas não sua pessoa.

A experiência de Deus é intersubjetiva, isto é, entre dois sujeitos, o divino que toma a iniciativa e o humano que responde, influenciando-se mutuamente.  A “experiência religiosa”, pelo contrário, é experiência de um sujeito com "coisas" do sagrado.

Diante da situação social e ambiental caótica, diante da queda de tantas utopias que pareciam absolutas, os cristãos se perguntam em quem se apoiar verdadeiramente e se abrem para o encontro interpessoal com Deus, revelado em Jesus Cristo, e os outros. Sem uma experiência relacional a vida cristã não é possível, pois vivemos entrelaçados.

Mas, o relacionamento "imediato" com Deus é possível?

Uns dizem que não, pois o Absoluto sempre ficará além das nossas categorias e gestos. Outros, entre o quais me incluo, dizem que a experiência “imediata” de Deus é possível, se Ele tomar a iniciativa. Podemos ser parceiros de Deus!

Os cristãos do século XXI não somos os primeiros nem os últimos a responder a esse diálogo carinhoso de Deus. No Antigo Testamento ele se apresenta se relacionando continuamente com pessoas concretas e com um "povo de cabeça dura". Os apóstolos também deram uma resposta à Palavra viva que os interpelava em Jesus Cristo. Deus é um amante da humanidade!

Inácio de Loyola, no fim da Idade Média, se colocou na corrente daqueles que experienciaram diretamente o Deus escondido, Amor infinito, presente em tudo e todos. Em Jesus encontramos Deus.

A mística que buscamos se encontra presente no mundo que habitamos.

Uma pergunta: Você encontra Deus na sua vida? 

Um comentário:

  1. Sinto em cada segundo da minha vida e porisso vou ao encontro dos outros ... Celina de Arruda Leite Sundfeld .

    ResponderExcluir