As feridas da alma...

Só o carinho e a paz nos podem curar...

Ninguém escapa de ser ferido ou machucado na sua caminhada pela vida. Todos carregamos feridas no corpo ou na alma. Mágoas, decepções, limitações, frustrações, mortes, cirurgias... Quando a memória fica embotada por lembranças negativas, nos transformamos em pessoas poluídas e amargas.  Nobody is perfect, mas somos chamados à santidade assim como somos, e com as feridas que carregamos. O que parecia ser uma desgraça pode transformar-se numa grande graça!

A questão não é "Como esconder as próprias feridas?", para que ninguém as veja e não me sentir mais envergonhado, mas "Como colocar minhas feridas a serviço dos outros?".Meu Deus! Quanto aprendemos com elas!

Quando as próprias feridas deixam de nos envergonhar, passam a ser um manancial de sabedoria e aprendizado; então elas cicatrizam rapidamente e não doem mais. Desse modo, uma vez cicatrizadas, convivemos bem com elas e se transformam em motivo de agradecimento a Deus, integração humana e um modo de ajudar mais e melhor algumas pessoas... Nossas feridas cicatrizadas ajudam e curam outras pessoas.

Jesus é o grande curador ferido, e pelas suas feridas todos fomos curados! O sofrimento e a morte de Jesus, transfigurados pela sua Páscoa, trouxeram alegria e vida para a humanidade toda. É um mistério: quanto maior o sofrimento, maior a raiva ou o amor.

Admiro as pessoas que não escondem absurdamente suas limitações, e fazem delas um trampolim para ser mais humanos e melhores. O problema não são as feridas que carregamos, mas como nos comportamos diante delas... Elas me paralisam ou me socializam?

Hoje você vai pensar nas suas feridas e o que tem aprendido com elas. Enquanto elas ficam ainda abertas, não passaram pela Páscoa de Jesus!  

Leia com fé no profeta Isaías (550 aC) 43, 1-7. 18-21. Faça do seu passado doído um presente fecundo!

Como seguidores de Jesus podemos permitir que as nossas feridas cicatrizadas tragam a cura para muitas outras pessoas.

Uma pergunta: O que doe mais, as dores da alma ou as do corpo?

Um comentário:

  1. Padre Ramon querido
    Que linda reflexão!
    Para as dores do corpo , inclusive as que são vistas a olho nu, na maioria das vezes, os amigos e os analgésicos ajudam a passar, mas as dores da alma, que apenas nosso Deus pode conhece-las, essas somente Ele a pode curar e para isso precisamos estar em constante conta com Ele, pela oração. Amém. Grande e saudoso Abraço meu e do marido. THEREZA

    ResponderExcluir