Ponha um fim na protelação...

O que é “protelar”? Adiar, retardar são comportamentos que interferem na boa convivência dentro de uma comunidade familiar, social ou eclesial. Muitas pessoas vivem adiando tudo o que têm para fazer: compromissos, tarefas e até decisões importantes. Alguns vão “empurrando com a barriga” e não percebem como o tempo passa e o quanto suas dúvidas intermináveis manifestam insegurança.

Somos proteladores quando chegamos tarde a compromissos assumidos ou adiamos tarefas e decissões que devem ser tomadas. Protelar, enrolar, perder a ocasião é viver perdidos no passado ou no futuro. É uma reação emocional e fuga do momento presente. Quem protela vive na ansiedade e gasta energias sem fruto algum. 

Esperava... Gostaria...  Quem sabe, talvez... são as frases neuróticas do protelador para atrasar decisões e desesperar a quantos dependem dele. Quem protela tem baixa estima, pois não acredita que possa fazer bem o que deve ser feito. O protelador acaba sendo muito chato!

Enquanto atrasamos, as oportunidades já se foram, pois a realidade corre mais do que o nosso tempo. O trem partiu... meu amor fugiu... e os filhos casaram e eu nem percebi o tempo passar... Você é assim?

Protelar equivale a não fazer nada e sofrer depois as consequências perniciosas dessa passividade. Adiar decisões sem motivo, cria desgosto e mal-estar. As oportunidades se aproveitam ou se perdem; elas nunca se repetem.

Discernir, decidir e avaliar fazem parte da nossa pedagogia inaciana.

Uma pergunta: Você é protelador?

0 comments:

Postar um comentário