03/NOV: Ruperto Mayer sj (1876-1945), Apóstolo de Munique...

Certas palavras se iluminam por si mesmas...
Ruperto nasceu na Alemanha e entrou primeiro no seminário diocesano. Só aos 24 anos de idade ele entrará na Companhia de Jesus, mas na Áustria, pois os jesuítas tinham sido expulsos da Alemanha por Bismarck, o chanceler de ferro.

Viveu tempos calamitosos. Na primeira guerra mundial (1914-1918), Ruperto perdeu uma perna na frente de batalha, dando assistência religiosa e espiritual aos soldados, por isso foi condecorado pelo seu heroísmo. Ele atendia todos como um anjo da guarda...

Mais tarde, foi nomeado Assistente eclesiástico da Congregação Mariana e ficou conhecido por denunciar abertamente os enganos dos comunistas e dos nazistas, na pós-guerra. Os extremismos, tanto os da esquerda como os da direita, são parecidos e perigosos.

Após a ascensão de A. Hitler, Ruperto criticou destemidamente o governo e a ideologia nazista; a Gestapo, polícia secreta do governo nazista, o prendeu e foi submetido a julgamento popular e enviado a um campo de concentração. Isso aconteceu em 1940. Os nazistas o soltaram meses depois, por temerem fazer dele um mártir vivo.

Até o final da Segunda Guerra Mundial esteve confinado numa Abadia beneditina, sendo só libertado pelas tropas aliadas. Ruperto retornou à atividade sacerdotal na cidade de Munique, onde sempre gozou de grande prestígio e respeito. Ele faleceu durante a missa, enquanto pregava a homilia na festa de Todos os Santos. 

O Padre Ruperto foi tão humano que todos viam Deus nele!  

O Papa João Paulo II o beatificou em 1987.

Bem-aventurado padre Ruperto rogai a Deus pela paz do mundo.

Você já pensou como construir uma democracia verdadeiramente representativa?

Um comentário:

  1. 30 Outubro - Domingos Collins
    31 Outubro - Santo Afonso rodrigues
    03 Novembro - Ruperto Mayer

    ResponderExcluir