O Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) recebe medalha de ouro em Portugal...

O Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS), em Portugal recebeu hoje, 10/DEZ,  na Assembleia da República uma medalha de ouro comemorativa do 50º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Esta instituição se lançou “na aventura de estar ao lado dos mais vulneráveis e dos mais pobres”. “Acompanhar, servir e defender os refugiados, migrantes e todas as pessoas deslocadas à força dos seus países de origem, territórios e famílias”.

Trabalhos de apoio jurídico, médico e medicamentoso e formação na língua portuguesa para estrangeiros foram algumas atividades lançadas pelo JRS, pois tem como missão “acompanhar, Servir e Defender” pessoas e famílias refugiadas, deslocadas ou emigradas da sua terra natal.

Nos últimos tempos, a JRS tem sido parceira do Estado português “no acolhimento de refugiados” e desenvolveu iniciativas “na proteção de requerentes de asilo e dos migrantes irregulares...”

Na Europa o JRS está presente em 14 países e em zonas “fortemente atingidas pelo fenômeno das migrações em massa”, como Malta, Grécia e Itália. No ano passado mais de 500.000 pessoas foram ajudadas por esta organização.

O JRS, fundado em 1980, é uma organização internacional da Igreja Católica sob a responsabilidade da Companhia de Jesus e conta com cerca de 1400 colaboradores e está presente em cerca de 50 países. Também no Brasil.

Para conhecer mais CLIQUE AQUI

Um comentário: