Puxão de orelhas na Cúria Romana...

A Cúria Romana tem que mudar e melhorar…

Foi o que disse o Papa Francisco na sua mensagem de Natal aos grandes que trabalham na Cúria Romana do Vaticano: Cardeais e Bispos incluídos. Foi um puxão de orelhas que ninguém esperava. Todos ouviram se se mexer. Quem esperava um discurso descompromissado errou. O Papa foi claro: a Cúria Romana não é evangélica e precisa mudar.

Não foram apenas duas ou três coisinhas que deveriam mudar os que dirigem a Cúria do Vaticano. O Papa numerou até 15! terrificante e poderosa Cúria Romana saiu um pouco mais humilde.

"Uma Cúria sem autocrítica, e que não busca melhorar é um corpo doente...”. Mais claro impossível!

Também disse que todas estas tentações são consequências de um esfriamento das relações com Deus. Carreirismo, poder e riquezas alimentam a própria vaidade... Suas excelências não ousavam levantar nem os olhos! 

“Há pessoas que vivem vida dupla. Outras buscam insaciavelmente o poder e para alcançar isso caluniam, difamam, e desacreditam os outros... Alguns até se acham insubstituíveis, divinizam seus chefes (em português claro: puxa saquismo!) e tratam os outros com rigidez... Examinem suas consciências!”. Francisco era um profeta falando!

Foram 20 minutos de discurso. O Papa não estava zangado, mas sabia o que estava dizendo. Aqueles senhores nunca ouviram o que estavam escutando! Isso aconteceu no dia 22/DEZ e todos os meios de comunicação do mundo o noticiaram.

A Cúria Romana é para servir e não para ser servida!

O que virá depois disso? 

9 comentários:

  1. Sinto orgulho desse Papa. Profeta de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Uma pena é que o "carreirismo", padres se achando príncipes são sintomas que estão chegando as paróquias... Hoje, os seminaristas querem o melhor celular... e já pensam no carro que irão comprar qdo estiverem nas paróquias... Tomara que a igreja siga outro rumo! E viva o Papa!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito mais que um puxão de orelhas... E acho que não se limita à Cúria Romana... o corpo todo precisa de um bom "check-up" espiritual... Muito bom para uma "revisão da oração-vida"... I.M.S.D

    ResponderExcluir
  4. O Papa Francisco representa um pouquinho de cada um de vocês jesuítas no papado. Que Deus guie no discernimento suas palavras e ações ... E chegue aos corações da cúria e dos fiéis... R. M. C.

    ResponderExcluir
  5. O senhor, pe ramon ressaltou o puxão de orelha na curia romana mas eu enquanto leigo ressalto que esse puxão de orelha serve mt bem aos leigos e movimentos (mesmo os inacianos)... deixamos de ser luz do mundo e passamos a fazer sombra na casa de Deus ... deixamos de sonhar e agir para um bom convivium e para uma vida mais coletiva.

    ResponderExcluir
  6. E pensar que Aquele que era o merecedor de todo luxo, por ser a Palavra Viva, nasceu, cresceu e morreu na mais pura simplicidade, e foi isso que Ele ensinou aos seus seguidores: ser humilde para estar próximos de todos! Nesse Natal, ao contemplarmos o presépio, que a mensagem de Jesus se faça forte apelo em nossos corações... (CL)

    ResponderExcluir
  7. Simplesmente, uma bomba. Esse papa é uma verdadeira tsunami espiritual em nossa Igreja. Deus o conserve e confirme suas obras...

    ResponderExcluir
  8. Belíssimo paramento do cardeal, faz jus à função na Santa Igreja e mantem viva as tradições que hoje, principalmente no Brasil, estão sucateadas por um simplismo que beira o relaxo... LGLS

    ResponderExcluir