Nosso lado sombrio...

Homo homini lupus... (T. Hobbes)
O nosso lado sombrio é desconhecido e se percebido, o ocultamos e dificilmente revelamos, pela sua profundidade e negatividade. O lado sombrio geralmente radica no inconsciente, incomoda, assusta e não sabemos lidar com ele. São sentimentos, emoções e traumas internalizados desde a nossa infância.

Outro dia tive um pesadelo. Sonhei que estava brigando comigo mesmo. Foi uma luta ímpar. Era um igual a mim que teimava por não me deixar. Bati, machuquei, até o arrebentar... Num certo momento ele se transformou num leão assustador, mas misteriosamente também amigo. Eu percebi que minha luta estava perdida, pois esse outro facilmente se recuperava e teimosamente não me abandonava. Não me agredia, e silenciosamente me ajudava... Então acordei assustado e percebi que precisava fazer as pazes com o meu lado sombrio... Foi o que ele me contou.

Todos nós temos um lado “sombrio”, provavelmente até inconsciente. Isso é normal, pois somos seres humanos limitados em busca de aprendizado e crescimento. O problema é não conhecê-lo ou reconhecê-lo e ocultá-lo. Quando crianças, diversos sentimentos foram se instalando em nós por atitudes que achávamos ruins ou erradas. A partir daí, começaram nossas escuridões e fragmentações interiores, escondidas e envergonhadas. Começaram nossas máscaras e mentiras, para não revelar nosso lado negativo.

Muitos odeiam os espelhos, pois não gostam do que vêm. Outros têm medo do que são e não se revelam a ninguém. Silêncios e mistérios são uma tortura para os parceiros. Casais que não se falam ou filhos que não são transparentes. Você tira algumas revelações só com grande dificuldade. Roberta fez o eneagrama e se assustou com o que descobriu. Não se conhecia!

Conheço pessoas que usam diversas “máscaras”, para se defender e lidar melhor com suas falhas e inferioridades.
As máscaras são a mentira das nossas sombras!
Pelas nossas projeções que fazemos podemos descobrir algo de nossas sombras. Quando acusamos ou nos incomodamos exageradamente projetamos nossas fragmentações. Abalos emocionais provavelmente revelam também nosso lado sombrio. Essa é uma realidade difícil de aceitar, mas quando o fazemos crescemos como pessoas. O que me incomoda nos outros provavelmente é o que eu também tenho e não percebo!

Uma pergunta: você se conhece em profundidade?

Para saber mais sobre o efeito sombra CLIQUE AQUI. Você vai gostar e recomendar...

0 comments:

Postar um comentário