Ética na política...

Entre a ética e a política há um conflito permanente que não finaliza apesar das protestas e dos nossos melhores desejos. A mentira mais deslavada e a corrupção sem remorsos reinam em todos os níveis. Quando saímos de um escândalo, entramos em outro. E isso não tem fim.

Muitos políticos só procuram autopromoção, enriquecimento rápido ou até querem ser eleitos para escapar da justiça comum que está no seu percalço. O que fazer?

A ética estuda as relações justas entre as pessoas e não pode ser deixada de lado pela política. Os valores éticos podem ser corrigidos, mas nunca ignorados. Numa sociedade democrática há normas que regulam minimamente o nosso modo de agir. E se isso não se concertar esse tipo de política vai sobrar.  

Qual a relação entre a ética e a política? A partilha dos privilégios é prática do nosso passado colonial. As capitanias hereditárias consagraram oficialmente esta forma patriarcal de ser e conviver. Os políticos vêm a coisa pública como algo particular e que nada tem a ver com o bem comum. Em quanto o povo fica nervoso e a ver navios.   

As elites não tem sensibilidade social. Os outros só estão aí enquanto podem ser manipulados e servir, e não o contrário. Desde o início da colonização, poucos se preocuparam com os direitos sociais para destacar a dignidade das pessoas.

Sem ética não há política. E eu começo a cansar dos ladrões de colarinho branco e gravata vermelha não arrependidos... Será que todos colaboramos para que ela se imponha em todas as instâncias do poder?

A corrupção é um grave crime social.

Um comentário: