Surdos e mudos espirituais?

Eu achava que todo surdo era também mudo, mas não é bem assim. O fato de uma pessoa ser surda não significa que ela seja também muda. A mudez é uma outra deficiência, sem conexão com a surdez. São minorias os surdos que também são mudos. É possível um surdo falar, através de terapia da fala, aos quais se chamam surdos oralizados. Também é possível um surdo nunca ter falado, sem que seja mudo, mas apenas por falta de exercício.
Por esta razão, o surdo só será também mudo se for constatada clinicamente deficiência na sua oralização, impedindo-o de emitir sons.
Surdo-mudo é, provavelmente a mais antiga e incorreta denominação atribuída ao "surdo", e ainda utilizada em certas áreas e divulgada nos meios de comunicação social, principalmente TV, jornais e rádio.
Hoje, 11/01, o Papa relacionou alguns cristãos e até comunidades que são ‘surdas’ à voz do Espírito Santo, e “mudas”, pois não falam e não evangelizam, por não ter nada positivo a dizer...
Será que você entra dentro dessa deficiência espiritual?

4 comentários:

  1. As vezes sou surda, muda e cega. Senhor, retira o véu da minha ignorância... R.L.M.C

    ResponderExcluir
  2. Não sou surdo... e emudeço me. Não sou surdo pois sinto e vejo que há uma igreja que faz sombra a Luz do Espirito... quando percebo isso? quando tornamos nosso ambiente eclesial um lugar de encontro de pessoas que não são capazes de, minimamente, criticar habitos cultrais nada positivos, ou quando os lideres das paroquias são escolhidos e decididos pelo dito "espiritu santu" que na real foi apenas umas escolha guiada pela conveniencia de amizade e interesses proprios. E me emudeço quando percebo que já desisti de expor o que acredito, em expor o que me guia e o que o Mestre disse e está relatado na Biblia. Que Deus nos ilumine.

    ResponderExcluir
  3. Querido padre, en nuestra Iglesia hay mucho sordo y mucho tontos qué no dice nada... A.P

    ResponderExcluir
  4. Mensagem mais que atual, embora a cura dos surdos e mudos na fé depende da decisão de cada cristão que assuma sua missão de evangelizar o meio em que vive...

    ResponderExcluir