Dia 21/MAR: Papa Francisco em Pompéia e Nápoles...

07h00: Madrugão no Vaticano. O bispo de Roma sairá do heliporto do Vaticano e, uma hora depois, estará no Santuário de Pompeia onde, após uma breve oração e saudação ao povo, partirá novamente em helicóptero, a Nápoles, para o campo esportivo de Scampia.
O Papa encontrará aí os habitantes desse tristemente famoso bairro, Scampia, conhecido pelos seus laços com a Camorra, a máfia mais perigosa de Itália. O Papa, fiel aos seus ensinamentos, se aproxima dos marginalizados e excluídos. 
11h00: Missa para o povo reunido na famosa Praça do Plebiscito (área de 25 mil metros quadrados, rodeada pela basílica de São Francisco de Paula, o Palácio Real, e o Palácio da Prefeitura).
13h00: Visita ao cárcere penitenciário de Poggioreale, um dos mais difíceis de Itália, com 2.600 detentos. O Papa almoçará lá, com um grupo de 90 detentos dos quais 10 são travestis...
15h00: Encontro com o clero, os religiosos e os diáconos, na Catedral de Nápoles (onde se encontra a relíquia de São Genaro (+305).
Uma hora depois, saudará a um grupo idosos e doentes na Basílica del Gesú Nuovo (dos jesuítas).
17h00: Encontro do Papa com os jovens da cidade, no passeio marítimo Caracciolo.
18h15: Saída de Nápoles e volta para o Vaticano, onde deve chegar às 19h00.
Uma jornada tensa e intensa. 
Rezemos...  

Um comentário:

  1. A reação das monjas enclausuradas com a chegada do Papa em Nápoles reflete a admiração e o entusiasmo de todos diante deste maravilhoso pontificado. Vale a pena transcrever parte de sua mensagem:
    "Queridos napolitanos, deixem espaço à esperança e não deixem que lhes roubem a esperança. Não cedam às bajulações das ganâncias fáceis ou negócios desonestos: isto é pão hoje e fome amanhã. Reajam com firmeza às organizações que exploram e corrompem os jovens. Aos pobres e débeis, com o cínico comércio das drogas e outros crimes. (...) Levem a todos a misericórdia e a ternura, a amizade de Deus: este é o trabalho que toca a todos, mas especialmente vocês sacerdotes. Levem a misericórdia, levem o perdão, levem a paz, levem a alegria nos sacramentos, na escuta que o povo de Deus pode encontrar em vocês ."

    ResponderExcluir