Os sem teto de Roma e os excluídos pelo Cardeal de Santiago/Chile...

Em quanto o bispo de Roma, Papa Francisco, se encontra com 150 moradores de rua oferecendo-lhes uma visita guiada e gratuita nos museus do Vaticano e um singelo jantar, o senhor Arcebispo de Santiago/Chile, Mons. Ezzati (*1942), salesiano e nomeado por Bento XVI, se dedica à caça de jesuítas, ao seu parecer, heterodoxos.

O ano passado quis enquadrar 3 deles e não o conseguiu. Agora teve a genial ideia de não renovar a missio canonica do Pe. Jorge Costadoat sj, doutor em teologia e superior dos jesuítas da sua comunidade.

O Papa Francisco acolhe os mendigos na sua casa e diz que o Vaticano é a casa de todos, também a daqueles coitados sem teto. O outro sem espingarda, mas com uma caneta na mão, exclui até irmãos no sacerdócio. 

Alguns parecem ainda estar na idade das trevas, do medo e das bruxas. Falta a fraternidade e a alegria da Boa Nova de Jesus!

Eis a mensagem que o dia 23/MAR enviei ao meu irmão Jorge:

Querido Jorge! Te conocí en Santiago y te sigo en Religión digital. Acabo de saber lo sucedido con el Cardenal de Santiago... Cuando creíamos ver los cielos despejado, gracias al Papa Francisco, hete que todavía sentimos los golpes de los señores feudales que se apoderaron de la Iglesia.
Vive silenciosamente la alegría de las bienaventuranzas. Y nosotros, tus compañeros jesuitas, participamos místicamente de ese misterio.
Deja un poco de tu tristeza y peso con nosotros.
Fraternalmente
J. Ramón F. de la Cigoña sj
(Brasil)

Um comentário:

  1. Triste como essas atitudes de alguns segmentos da Igreja! Faz-nos lembra e reviver os desmandos da época feudal e do período de trevas. É por isso que o Papa Francisco tem dificuldades de renovar e mudar a postura e a cara da Igreja, tornando-a novamente próxima e a serviço do povo, unica e verdadeiramente de Jesus Cristo. Infelizmente são essas forças "ocultas" que mandam e impedem o progresso da Igreja nesse sentido, pois se acostumaram com a opulência e o poder... (M.R)

    ResponderExcluir