Para onde vamos?...

O passarinho parou de cantar... 
Você já ouviu falar do Teorema de Thomas? É um principio fundamental da sociologia, e diz o seguinte: Se as pessoas definem as situações como reais, elas são reais nas suas consequências... Possibilidade cria causalidade. Isso é perigoso.

Atualmente os meios de comunicação não descrevem simplesmente a realidade (econômica e política), mas a escrevem. Estamos à beira de algo novo e inesperado.

O eixo tradicional: esquerda-direita parece dar lugar a um outro: ricos e pobres (castas?), com um novo formato: as redes sociais. É o tempo da tecno-política.

Para onde vamos? Há uma demanda social por novas lideranças. O modelo que temos parece esgotado. O povo está zangado, cansado do "sempre o mesmo". A presidenta enfrenta, neste momento, o maior desafio de sua carreira política. A trama de corrupção instalada na famosa Petrobras involucrou muitas pessoas importantes. Uma vergonha!

Corrompidos e corruptores aparecem na TV de terno e gravata. O que foi feito às escondidas veio ao conhecimento de todos. Arrependidos? Provavelmente não; apenas constrangidos... O que vai acontecer?

Uma pergunta: O que você acha da situação que vivemos?

Um comentário:

  1. Minha esperança teima em me dizer que a alma do país será lavada e começaremos a escrever uma história do povo brasileiro e não a história que a elite deixa ser contada.

    ResponderExcluir