Da conversão para a conversação...

Quem ama não anda à toa...
Quem vive na mentira é mais silencioso... foi o que me disseram. E que vive na verdade é mais tagarela? Pensei, mas não fiquei convicto.

O que acontece quando Deus nos “converte” realmente? Certamente o mundo muda. Nosso estilo e destino... O que era superficial, Deus o faz mais profundo e se é introvertido, o faz mais serviçal e apostólico. Deus nos tira daquela pobre e egoísta autorreferencialidade e nos faz superar os nossos limites.

Assim aconteceu com os grandes convertidos da história e com muitos de nós.

O presunçoso Ínhigo de Loyola, no momento inefável de sua conversão - experiência marcante do amor Absoluto que o purifica interiormente -, deixou de lado sua vida banal e volta-se humildemente para Deus. Não foi fácil deixar de lado o homem velho, com suas concupiscências e lembranças. Agora: Vida nova, homem novo! Abandona o nome do velho homem (Ínhigo!) e assume o nome do segundo bispo de Antioquia e mártir em Roma: Inácio!

O convertido abre seus olhos para o Infinito, magnífico mundo recém-descoberto, e se relaciona com Deus, como um amigo. Desta experiência profunda e amiga, brota a necessidade de compartilhá-la com alguém que a acolha com respeito. Não é possível silenciar a Palavra. Como partilhá-la sem distorcê-la? Deus abre todos os nossos sentidos, não só a nossa boca, mas também o olhar, o ouvir, o tocar... 

Doce é sentir em meu coração humildemente vai nascendo amor.
Doce é saber, não estou sozinho, sou uma parte de uma imensa vida.
Que generosa reluz em torno a mim. Imenso dom do Teu amor sem fim... 

Deixe imediatamente agir o Criador com a criatura e a criatura com o seu Criador e Senhor! escrevia Inácio de Loyola nos seus Exercícios Espirituais. Há momentos em que o Criador inunda e transborda sua amada criatura... 

Inácio de Loyola se converteu aos 30 anos de idade e essa experiência o transformou numa testemunha fiel do Senhor ressuscitado. Ele "ouvia e conversava" com Deus, e aos poucos foi aprendendo a "ouvir e conversar" espiritualmente com as pessoas que encontrava... A conversão o abriu fraternalmente a todos.

Você já reparou como as palavras e os gestos das pessoas convertidas são chocantes e inesquecíveis pela convicção e amor que transmitem? Só o amor dá sentido à insensatez da vida.

Deus se revelou ao rebelde Inácio e o amou incondicionalmente. Inácio aprenderá a se revelar aos outros e a lhes falar humildemente das coisas de Deus...

Sem amor, toda palavra é oca e todo gesto vazio.

Uma pergunta: Suas palavras e gestos são profundos e significativos?

Um comentário:

  1. Olá Pe. Ramon, estou numa fase que tenho que me perguntar, se estou verdadeiramente convertida!!! Sei que Deus se revelou para mim, mais será que como Sto Inácio eu estou me revelando e amando os outros.
    Abraços
    Marilene Queiroz

    ResponderExcluir