Formatura de indígenas na UFSC...

A Universidade Federal de Santa Catarina formou a sua primeira turma composta só por alunos e alunas indígenas. O grupo se gradua em Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica.

São 85 alunos das etnias guaranikaingang e laklãnõ/xokleng, provenientes do Mato Grosso do Sul (MS), Espírito Santo (ES), Rio de Janeiro (RJ), Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS). O curso teve duração de quatro anos, entre aulas na universidade e atividades desenvolvidas nas aldeias. Os estudantes receberam formação para lecionar nas áreas de infância, linguagens, humanidades e conhecimento ambiental indígena.

O juramento na colação de grau falou de cultura, liberdade, autonomia, luta pela terra, autodeterminação, alegria e crianças sadias. O discurso dos oradores ressaltou a preocupação com o futuro, a importância das tradições culturais e da demarcação de território indígena: Não importa o povo ou etnia a que pertencemos, somos todos irmãos, filhos desta terra –lembraram.

Os MCS silenciaram vergonhosamente esta proposta e formatura acontecida uma semana atrás. Parabéns à Universidade por esta iniciativa.

Oxalá outras Universidades apresentem mais propostas populares. 

2 comentários:

  1. Precisamos ler mais notícias como essa. Lamentável passar despercebido pelos meios de comunicação.
    Lamentável também saber que, longe de SC, em Brasília, "depois que dezenas de índios estiveram no plenário Ulysses Guimarães, onde foram homenageados, a Câmara organizou um mutirão para higienizar o local, que seria usado posteriormente pelos deputados." (http://www.brasilpost.com.br/2015/04/16/indios-camara-deputados_n_7080826.html?ncid=fcbklnkbrhpmg00000004)

    ResponderExcluir
  2. Que fantástico! Inclusão social é extremamente importante na nossa sociedade para defesa das minorias e da nossa cultura e do nosso povo... (M.R)

    ResponderExcluir