Balanço de uma vida... (Autobiografia de S. Inácio de Loyola)

Caindo ele, os da fortaleza se renderam logo aos franceses. Estes, depois de se terem apoderado dela, trataram muito bem ao ferido, com cortesia e amizade. Depois de 12 ou 15 dias em Pamplona, levaram-no em uma maca para sua terra natal... (Autob. 2).

Com as pernas quebradas e enfaixadas, Ínhigo de Loyola, como um novo Saulo de Tarso, entrou naquela que, outrora, fora a sua casa. Seus pais Beltrão e Marina já faleceram. Sua cunhada Madalena o recebeu de braços abertos e com lágrimas nos olhos. Ele tina então 30 anos de idade, e a vida se esvaia...

Que fizeram com aquele jovem que um dia saiu entusiasmado da sua casa e agora o trazem, quase moribundo e como um filho pródigo, numa maca?

Quinze anos atrás, Ínhigo saíra de Loyola para vencer na vida, mas agora o trazem ferido, carregado até por desconhecidos. O que você fez Ínhigo da sua jovem vida? Por onde andou que quase morreu?

Um companheiro de farras disse que o jovem Ínhigo se entregara às vaidades do mundo, que era mulherengo e encrenqueiro. Também gostava de andar armado, para ameaçar e se defender. Oh, ironia da vida! Quem queria ganhar, chega vencido e quem gostava de provocar, vem derrubado. Contudo, alguém que o conheceu de perto disse que tinha um bom coração, pois sabia ser generoso e amigo, embora não fosse coerente com a fé católica, na qual fora um dia batizado.

Quando domina a sensualidade, não só cresce a incoerência como também a estupidez e a incredulidade. No balanço da maca, Ínhigo tenta fazer uma avaliação da sua vida. Por enquanto, sente-se profundamento derrotado e também agradecido, pois a vida ainda não acabara...

Uma pergunta: Qual o balanço que você faz da sua vida neste momento?

2 comentários: