Parada gay em São Paulo/2015...

O delírio pode ser uma sensatez...

A atriz Viviany Beleboni, 26 anos, transexual, chocou ao se apresentar “crucificada” na 19ª Parada do Orgulho LGBT, no domingo 7/JUN. Ela quis representar a agressão e a dor que a comunidade LGBT tem passado. Nunca tive a intenção de atacar a igreja. A ideia era, mesmo, protestar contra a homofobia, explicou.

Em cima da cruz, uma placa com o texto: Basta de homofobia! Era mesmo o seu protesto. E mais: todos podem encenar a paixão de Cristo, mas quando é um travesti não pode, não é?

A foto percorreu nossas casas e também os gritos escandalizados dos novos fariseus, rasgando-se as vestes. 

A encenação causou mal-estar entre cristãos fundamentalistas: Blasfêmia!, bradaram. Mas a maioria entendeu como uma provocação aberta aos cristãos. 

Jesus na cruz se identificou com todos os excluídos e desprezados. Não há dilema humano que não caiba na Cruz. 

O que vi representado foi o sofrimento de um grupo que tem sido vítima constante de nosso preconceito. O que deveria nos incomodar não é tanto a cena em si, mas aquilo que ela pretende denunciar. Os discursos inflamados, travestidos de piedade cristã, só fomentam a intolerância e o preconceito.

O que parece ser um insulto é um grito de socorro que precisa ser ouvido.

E você, o que acha?

25 comentários:

  1. Posso até concordar com seu pensamento mas acho que a maneira e o lugar de expressar esse sentimento não foram adequados. Surtiram como agressão a muitos e não como denuncia ou protesto.Não gostei. Achei fútil a maneira de expor a discriminação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você gostaria que tal fosse feito no meio da rua de um dia qualquer? O lugar foi certo SIM afinal a parada gay em teoria é para a luta dos direitos, então vamos ser menos ignorantes de falar que o lugar não era certo, você gostaria de ver isso na frente de uma igreja? no meio da rua? no farol?

      Excluir
  2. Acho que existiriam outros meios, me sinto triste com a forma como ela protestou, me pareceu falta de respeito e escárnio, não consigo, é demais pra mim... (R.R)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério mesmo amigo? O lugar não foi adequado? Protesto é protesto! O lugar foi perfeito para fazer isso! Eles precisam do nosso amor, da nossa ajuda! Lembre-se dos leprosos! Se isso é demais para você lembre-se também que Jesus pagou por todos os nossos pecados quando esteve na cruz. Eles precisam do nosso amor e respeito!

      Excluir
    2. Jesus tbm merece respeito

      Excluir
  3. Eu não me considero um cristão fundamentalista, mas confesso que fiquei incomodado com a representação. Achei desnecessária. A militância homossexual advogada sistematicamente o valor do "Estado Laico", para implementar a sua agenda, alegando que a questão da fé religiosa não deve se imiscuir na luta pelos seus "direitos civis". Porém, paradoxalmente, o que faz? Se utiliza de uma imagem religiosa para sustentar a legitimidade de sua luta e de seu discurso. Isso quando é de sua conveniência. Ao mesmo tempo, o travesti que fez a representação, um notório militante gay, afirma que sua intenção não foi ofender nem chocar. Me desculpe se estou sendo por demais malicioso, mas na atuação da militância gay, nesse jogo "jogado", o qual conta com o apoio, inclusive, da máquina governamental, os inocentes e ingênuos são poucos. Abraço. (M.M)

    ResponderExcluir
  4. Concordo. Não há sofrimento que não caiba na cruz. Na dúvida se a representação do transexual é ou não é uma afronta, eu lembro que a salvação que Cristo nos garantiu já previa também esse "pecado ". Jesus já deu conta dele, página virada. Não temos obrigação de concordar com o ato, mas crentes na salvação confiamos que já foi perdoado. Certo, padre?

    ResponderExcluir
  5. Não importa o que os outros pensam de vc!
    O importante é ser o que vc é, e que vc sente a sua escolha é um direito seu!
    Mas agora passou do limite, jamais usai o nome de Deus, ridiculo, não gostei, isso é inaceitavel.

    ResponderExcluir
  6. Acho q o contexto da manifestação foi válido e importante, pois causou mtas discussões na sociedade. Em geral a parada LGBT não tem essa repercussão. Agora, como estrategia de médio prazo acho q temos q investir mto mais em campanhas q dialoguem com as diversas confissões Sobretudo aquelas que não se renderam ao mercantilismo da fé. (L.C)

    ResponderExcluir
  7. Obrigada por oferecer um ponto de vista diferente dos que estão sendo veiculados a respeito desse episódio. Isso só ajuda a reflexão.

    ResponderExcluir
  8. Deveríamos julgar menos e acolher mais, ouvir os gritos de nossos irmãos na face de Jesus, ou ver Jesus no sofrimento de nossos irmãos.
    Roberto 10/06/2015

    ResponderExcluir
  9. Ao primeiro comentário:

    "Surtiram como agressão a muitos" ...mas não a todos. Outros muitos entenderam, sim, como denúncia e crítica social.

    Talvez isso tenha algo a dizer a vocês.

    Acho que o que tá faltando é muito mais uma boa vontade de interpretação simbólica, que pode ser alcançada quando deixarmos de ser tão defensivos e facilmente ofensivos na fé.

    ResponderExcluir
  10. O que acho que o que causou insatisfação e revolta de muitos foram os fatos relatados de imagens religiosas sendo quebradas e cenas obscenas que que a mídia divulgou, não sei se são verídicas. Mais isso desvalorizou tudo o que quis passar, as vezes um estraga todo o proposito que vc planeja. Eu entendi o que quis passar, mais confesso que me chateei com os relatos divulgados. Parabéns pela coragem! O que tem que ser feito é todos trabalhar com o mesmo propósito, e isso não aconteceu!

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante agora virem com essas explicações bonitas mas no dia quebrando imagens e introduzindo um crucifixo no ânus não me pareceu nada com isso q foi escrito acima e sim uma zoação com a religião.

    ResponderExcluir
  12. Aprendi na FAJE, faculdade de Filosofia e Teologia dos jesuítas em Belo Horizonte, (uma excelente faculdade) que "o ser humano é livre com os outros no mundo". O professor de filosofia da época era o falecido Padre Lima Vaz, SJ. Grande homem cristão, jesuíta, padre, filósofo.
    Neste sentido a "liberdade de expressão" tem seus limites. E limite não sinônimo de censura, mas de respeito com os outros com os quais sou livre no mundo e que pensam diferente; tem referencias religiosas, culturais, diferentes. Só há liberdade se tenho como referencia o outro. Sempre sou livre em relação ao outro e, por isso, não devo usar o outro ou algo do outro para defender meus direitos. Isso não é liberdade de expressão. Não passa de uma "ditadura ideológica". Usar um símbolo religioso só tem sentido dentro de uma vivência de fé de um grupo humano.
    Defender e buscar direitos está certo e deve ser feito. Mas fazer da maneira que se fez na Parada Gay faz mais mal para os próprios gays e em especial os mais pobres. Muitos gays são desprezados sem saberem porque um grupo militante, que ganha muito dinheiro com isso, fez uma manifestação usando símbolos religiosos.

    ResponderExcluir
  13. Deus pedoa ar todo mais o jeito que ela fez é um despeito a toda religião deu fez tudo para nos isso é uma coisa que vai deixar a população revoltada com isso que ela fez como vão quere o respeito do povo não como os brasileiro mais o mundo isso repercutiu no mundo

    ResponderExcluir
  14. A medida que leva o nome de Deus, da da moral e dos bons costumes parece ser sempre mais rigorosa e pesada com aquilo e aqueles que a sociedade se importa menos, porque afinal é mais fácil atacar, excomungar quem já está à margem. A nossa hipocrisia religiosa e moral sempre se julgarão mais ofendidas que o próprio Cristo, que tendo mais o que fazer e mais a quem amar, apenas olha do alto com piedade e paciência.
    Como cristão não me senti ofendido. Lendo o que disse a modelo a respeito do ato, não me pareceu uma afronta raivosa e gratuita por si só,mas antes de tudo, um grito de socorro, de lamento, de pesar.
    Como você disse Ramón, não há dilema humano que não caiba na cruz. Esse é apenas mais um, que insistem em deixa de fora. Nossas cruzes muitas vezes são seletivas.
    Não me senti escandalizado, mas sim provocado a pensar e ser solidário à todas as pessoas que são crucificadas pelo preconceito social e religioso, simplesmente por causa de sua orientação sexual.
    Quanto à questão do desrespeito, ambos os lados tem suas culpas e omissões e ao invés de ataques mútuos, seria interessante o diálogo e o respeito mútuos. Há muitas feridas abertas pela religião que só ela poderia curar e, pelo que vemos, perde-se cada vez mais essa oportunidade.
    Carlos César

    ResponderExcluir
  15. Enfiar um crucifixo no ... é uma forma de protesto ou mais uma das baixarias , agreções contra simbolos religiosos . Como obter respeito de alguem que não respeita os outros. TOTAL DESPREPARO PARA VIVER EM SOÇIEDADE . Quem quer ser respeitado que se de o respeito .

    ResponderExcluir
  16. desrespeito total ao SENHOR JESUS CRISTO cuidado , pois quem brinca com DEUS morre ! Assim diz a bíblia. proteste de outra forma que ofenda diretamente ao homem e não ao senhor dos senhores, idiota !

    ResponderExcluir
  17. Para alguem fazer um tipo de coisa. Como essas que foram feitas do deve estar atribulado e emprestando o corpo a satanas,precisa de oraçao, pra que Deus tenha misericordia,e pra que sua alma nao se peca no iferno,mas jesus disse que nossa briga nao e contra carne e nem contra o espirito,mas ah um pecado que e imperdoavel,blasfemia,

    ResponderExcluir
  18. Atitude corajosa essa de nossa irmã. Diria mais: profética. E o profeta incomoda, escandaliza, abala as estruturas. Para muitos, por isso, é melhor calá-los.
    Na maioria das vezes, não alcançamos o que eles querem dizer. Não captamos o ponto. Ficamos no periférico, nas purificações ritualísticas, pois o cerne mexe com nossa zona de conforto.
    Assim, atacamos a forma, agredidos que fomos em nome de um Deus que, para nós, merece reparação.
    Enquanto desviarmos nosso coração do essencial permaneceremos surdos aos clamores e cegos e indiferentes a esses Cristos que continuam a padecer do preconceito e da discriminação.
    E a mensagem central e decisiva de um Deus que quis nos ensinar que amar e servir a Deus é amar e servir ao outro, seja lá quem ele for, continuará sendo sufocada.
    Matamatá!

    ResponderExcluir
  19. Matéria da Folha de São Paulo, diz que várias das imagens chocantes que foram atribuídas a parada gay na verdade não são do evento, foi feito uma montagem e manipulação dos fatos pelos fariseus hipócritas do congresso usando da mentira e manipulação para chegar aos seus propósitos nada cristãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixe eu entender! Este texto lá no inicio, é de um Padre Jesuíta? Ele faz uma interrogação do que achamos do texto dele? Estou perplexo com tal postura , se for de um Padre Jesuíta... Me sinto simplesmente indignado com a postura deste movimento lgbt. Ofender a fé ! Usar símbolos Cristãos para dizer que esta expressando o sofrimento! e ainda através do sofrimento de Cristo , é sem duvida irracional... Para se colocar no lugar de cristo, tem que primeiro , viver e testemunhar sua palavra. Eles vivem o que cristo Pregou? Estão dando testemunho de suas Palavras? Tudo que ele nos ensinou esta na Bíblia , quem é seu seguidor , quem é Cristão , acolhe a Palavra , a põe em pratica , a testemunha em todo o contexto do Evangelho. Eles fazem isso? Lamentável meus caros.

      Excluir