Coreia do Sul, o tigre asiático da Igreja Católica... (Cf. CONIC)


Na Coreia do Sul os católicos aumentam numericamente a um ritmo assombroso. Cada ano são milhares de novos batizados de adultos.

No século XX, a Igreja viveu a mais extraordinária fase de expansão missionária de sua história. No começo do século, na África, os católicos eram menos de dois milhões de fiéis. Cem anos depois eram 130 milhões. Isso também em escala mundial: 266 milhões, no século XIX, chegaram a 1,1 bilhão de fiéis cem anos depois. Multiplicaram-se por quatro.

É uma expansão que não dá nenhum sinal de cansaço. Embora a Igreja católica na Europa diminua, em outras regiões do mundo acontece o contrário.

A Coreia do Sul, por exemplo, é um país em que o catolicismo cresce a um ritmo assombroso, e precisamente entre os estratos mais ativos e “modernos” da população.

Talvez não haja outro país no mundo que tenha registrado um crescimento como o da Coreia do Sul. Nos últimos 50 anos, os habitantes passaram de 23 milhões para 48 milhões; o ingresso per capita, de 1.300 para 19.500 dólares; os cristãos, de 2% para 30%, dos quais quase 10-11% (cinco milhões e meio), são católicos; os sacerdotes coreanos eram 250, hoje são 5.000.

Cada paróquia tem anualmente entre 200 a 400 batizados de convertidos do budismo, sobre tudo nas grandes cidades. A cada ano há 130-150 novos sacerdotes (um para cada 1.100 batizados). Em 2009, o número dos batizados subiu para 157.000 e foram ordenados 149 sacerdotes. Mais de dois terços dos sacerdotes têm menos de 40 anos. Nos últimos 10 anos a Igreja católica duplicou.

A Igreja católica na Coreia do Sul é a que mais cresce na Ásia. 

Característica da Igreja coreana é a colaboração dos leigos na evangelização.

Não devemos ser pessimistas em relação ao futuro do cristianismo e da Igreja católica. Nós, do velho continente, atravessamos um período de crise da nossa fé, mas nas jovens Igrejas a ação do Espírito Santo dá uma injeção de esperança e de alegria pascal.

Na Coreia do Sul os jesuítas são: 1 bispo, 87 padres, 35 estudantes, 4 irmãos e 12 noviços. 


2 comentários:

  1. Talvez tenha este excelente número pq "Característica da Igreja coreana é a colaboração dos leigos na evangelização."

    ResponderExcluir
  2. Expansão do Reino de Deus entre/com as pessoas.

    ResponderExcluir