Os sons do silêncio... (Anônimo)

Grande é quem descobre a insignificância das coisas e das pessoas...


Muitos anos atrás, quando entrei na Companhia de Jesus, o meu Mestre de noviços, missionário na China, contou a seguinte história:

Um dia, num país distante, o rei mandou seu filho estudar no templo de um sábio com o objetivo de prepará-lo para ser um grande líder. Quando o príncipe chegou ao templo, o mestre o mandou sozinho para a floresta. Ele deveria voltar um ano depois, e descrever todos os sons da floresta...

E assim foi. Quando o príncipe retornou ao templo, após um ano, o mestre lhe pediu para descrever todos os sons que conseguira ouvir. Então o príncipe disse:
Mestre, eu pude ouvir o canto dos pássaros, o barulho das folhas, o alvoroço dos beija-flores, a brisa batendo na grama, o zumbido das abelhas, o assobiar do vento, o sussurro das águas dos rios...

Ao terminar o seu relato, o mestre pediu que o príncipe voltasse à floresta para ouvir tudo o que ainda fosse possível. Apesar de intrigado, o príncipe obedeceu a ordem do mestre, pensando:
Na floresta há outros sons que eu ainda não ouvi...

Por dias e noites ficou sozinho ouvindo, ouvindo, ouvindo... Mas, não conseguia distinguir nada além daquilo que já havia relatado ao mestre. Porém, certa manhã, começou a distinguir sons vagos, tênues, quase imperceptíveis, diferentes de tudo o que ouvira antes... E, quanto mais prestava atenção, mais claros os sons se tornavam. Uma sensação de encantamento tomou conta do rapaz. Ele pensou:
Esses são os sons que o mestre queria que eu ouvisse?... Realmente são os mais belos!

E sem pressa, ficou ali ouvindo e ouvindo, pacientemente... Quando retornou ao templo, o mestre lhe perguntou o que mais conseguira ouvir. Paciente e respeitosamente, o príncipe disse:
Mestre, quando prestei atenção pude ouvir o inaudível: o som das flores se abrindo, o som do sol aquecendo a terra, e o da grama bebendo o orvalho da noite... Esses sons me extasiaram!

O mestre sorrindo, acenou com a cabeça em sinal de aprovação, e disse:
Ouvir o inaudível é ter a calma necessária para se tornar uma pessoa significativa e ouvir o coração das pessoas, seus sentimentos mudos, seus medos não confessados e suas queixas silenciosas... Agora você está pronto para viver! E acrescentou:
A morte começa quando as pessoas ouvem apenas o audível, sem prestar atenção aos sentimentos e desejos, o lado mais extraordinário e admirável do ser humano.

Uma pergunta: Você "vê", sente e "ouve" o inaudível?

9 comentários:

  1. "Ouvir o inaudível é ter a calma necessária para (...) ouvir o coração das pessoas". Sensibilidade é TUDO, e é LINDO! Obrigada por compartilhar isso tudo conosco, meu amigo. Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Preciso buscar este silêncio em maior profundidade.Saber silenciar nosso mundo interior é realmente se transportar para o mais profundo de nós mesmo. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo mesmo! Também preciso silenciar e ouvir mais. Deus nos fala atraves de tantas coisas, e nem percebemos! Abraços...

    ResponderExcluir
  4. Muito boa esta reflexão. Ajuda-me particularmente neste dia...

    ResponderExcluir
  5. Normalmente só ouvimos o óbvio...

    CJTM

    ResponderExcluir
  6. Apreciei muito. Preciso escutar os sons inaudíveis que todos os dias estão ao meu redor, no meu trabalho, na minha casa. Penso que é preciso sensibilidade e amor. Um abraço fraterno. Sávia.

    ResponderExcluir
  7. Linda mensagem, merecedora de uma longa e contínua reflexão.
    Esse belo texto, assim como outros de profunda e rara sabedoria, é de autoria do Pe. Anthony de Mello, SJ.

    Abraço, amigo!
    Francis

    ResponderExcluir
  8. "Ouve o barulho do rio, meu filho
    Deixa esse som te embalar
    As folhas que caem no rio, meu filho
    Terminam nas águas do mar
    Quando amanhã por acaso faltar
    Uma alegria no seu coração
    Lembra do som dessas águas de lá
    Faz desse rio a sua oração
    Lembra, meu filho, passou, passará
    Essa certeza, a ciência nos dá
    Que vai chover quando o sol se cansar
    Para que flores não faltem jamais"

    Seu Jorge, Carlinhos Brown, Arnaldo Antunes, Marisa Monte

    ResponderExcluir
  9. Que lindo texto,Querido Amigo jesuíta Pe.Ramon Cigõna,SJ.
    Ouvir em Silêncio,contemplando e meditando.
    Somente encontro a VERDADEIRA Paz no Silêncio,na contemplação e meditação,quando somente!!!Deus fala comigo,com os olhos fechados ou abertos contemplando as Obras da Criação.

    ResponderExcluir