A Igreja que eu não entendo...


Há coisas na Igreja que eu não entendo. Sim, e uma delas é a perseguição maciça contra a Companhia de Jesus. Os “salvadores da pátria” não têm pudor de enfrentar irmãos que buscam uma Igreja mais coerente, evangélica e participativa.

Os jesuítas tomaram a sério o Concílio Vaticano II e tentaram implementá-lo doutrinal e pastoralmente. Isto trouxe, por longos anos, a desconfiança da alta cúpula Vaticana, e em consequência a dos grupos mais tradicionalistas da Igreja. Sofrimento desnecessário para o nosso Instituto. 

A poderosa Congregação da Doutrina da Fé se assanhou impiedosa contra muitos teólogos, e entre eles alguns jesuítas. Eles foram impedidos de lecionar e de publicar suas pesquisas. Outros, por desgraça, buscaram espaços de maior liberdade. Naquela época estava como Secretário de Estado o Cardeal Sodano, e depois Tarsício Bertone... Foram tempos de um gélido inverno eclesial.

Com a chegada do Papa Francisco (latino-americano e jesuíta) parecia ter chegado também a Primavera para aqueles que outrora foram perseguidos e excluídos. A Primavera chegou, mas não a todos os lugares. Vejam o exemplo da Igreja de Chile.

Meses atrás o Arcebispo de Santiago de Chile, monsenhor Ricardo Ezzati, destituiu o teólogo jesuíta Jorge Costadoat da sua cátedra de Teologia, na Universidade Católica. A Universidade estremeceu com essa medida arbitrária e autoritária. Os jesuítas chilenos estranharam, mas respeitosamente silenciaram.

Pouco depois, veio a nomeação do bispo Juan Barros, para a cidade de Osorno. O povo protestou, por este senhor proteger um dos pedófilos mais conhecidos do país. A hierarquia chilena não se mobilizou.

Por fim, veio à tona nestas semanas, duas cartas privadas da mais alta hierarquia chilena, Cardeais Ricardo Ezzati  e Francisco Javier Errázuriz, se posicionando de novo contra outros jesuítas, para que nenhum fosse nomeado como Capelão do Palácio da Moeda, sede da Presidência da República. Dois pesos, duas medidas! Esta política clerical macula a Igreja. 

Estes posicionamentos contraditórios, nada maternos, incomodaram muito os católicos chilenos. Oito de cada 10 chilenos diz não acreditar na honestidade da Igreja Católica. Culpa de quem? 

Há coisas na Igreja que eu não entendo. E você? 


5 comentários:

  1. Meu amigo, é realmente um desafio viver a unidade na nossa igreja. Tem várias coisas que eu não entendo, algumas aceito. Outras rezo.

    ResponderExcluir
  2. Tem tanta coisa que não entendo, ou melhor, não aceito! É a casta meretriz vs. o povo de Deus... (C.M.R)

    ResponderExcluir
  3. Me lembro muito bem a última conversa que tive com o meu amigo Pe. J. Ramon F. de La Cigana por ocasião da minha saída da Cia. de Jesus!
    Ele me perguntou por que quando já estávamos há um tempo na vida religiosa e tínhamos sido preparados e a congregação havia investido em nós, nesse momento a gente saía?!
    A minha resposta, há 25 anos atrás, foi exatamente neste sentido. É que quando mais precisamos da Cia. ou da Igreja, exatamente nesse momento levamos uma "paulada" na cabeça!
    Ou seja, o ego e a arrogância de alguns líderes e superiores falam mais alto e não os deixa agirem com humanidade, coração misericordioso e inteligência evangélica.
    Aí a gente, sem compreender, fica sem rumo. Se temos alguma fraqueza, que poderia ser perfeitamente compreendida á luz do amor fraterno e evangélico e trabalhada com misericórdia e inteligência, ela é colocada às vistas de todos. A pessoa passa a ser, de certa forma, discriminada e perseguida, sendo relegada aos caprichos do que a vontade daquele superior acha que é a vontade de Deus!
    Nesse caso, de nada adianta pedirem para fazermos o discernimento à luz da oração pois o discernimento, ainda que tendo clareza, acaba ficando submetido ao que decide o superior!
    O que resta é orar para que nosso Papa, que é um iluminado do Senhor, consiga mudar tudo isso!
    AMD
    Um fraterno Abraço.
    Marlos Resende (BH - MG)

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente até mesmo na Igreja o poder e o medo de que este seja enfraquecido faz com que algumas pessoas esqueçam do real sentido de possuirem tal grau e título.
    Edson de Souza - SJCampos - SP

    ResponderExcluir
  5. É ... as voragens do Concílio Vaticano II vão chegando aos poucos e há quem relute em permanecer nos velhos guetos. Conosco tem sido uma constante a luta contra as mudanças... (J.L)

    ResponderExcluir